Importância da imagem de uma marca

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Uma empresa que quer se destacar no mercado precisa criar métodos para fortalecer a imagem da sua marca, incorporando além das qualidades técnicas, as qualidades que enfatizem a relação da marca e seus valores com os consumidores.

Este fato favorece a competitividade, o que é ótimo para os consumidores, mas um grande desafio para as empresas. Para ser competitivo no mercado não basta atender aos desejos e necessidades do consumidor, mas também oferecer produtos/serviços inovadores que possam surpreendê-lo. Sua marca é o seu maior patrimônio. Grandes marcas transferem valores ao que é oferecido ao público, porque também criam benefícios emocionais que levam a sua fidelidade.

O valor da marca é formado por um conjunto de associações positivas ao produto/serviço e à própria organização, que se traduzem em resultados intangíveis como aceitação, satisfação e benefícios. Consequentemente, esses resultados se convertem em resultados tangíveis, e pode-se mensurar o retorno sobre os investimentos apropriados aos esforços de marketing.

A profundidade da consciência de marca está relacionada à probabilidade de que a marca seja lembrada, dessa forma, podemos definir posicionamento de marca como a criação de superioridade de marca na mente dos consumidores. Posicionamento envolve convencer os consumidores das vantagens de seus produtos contra a concorrência, e ao mesmo tempo aliviar preocupações em relação a possíveis desvantagens.

No entanto é importante frisar, que não é possível tirar da cartola um posicionamento e magicamente ele se fixar na mente dos consumidores. O posicionamento é um processo, não um ato. É um processo de persuasão contínua, para encorajar o cliente a pensar de uma determinada maneira, e não uma ação unilateral do profissional de marketing.

Fonte: O melhor do Marketing