Atraia e fidelize a audiência de sites e blogs

16:30

Para impulsionar a audiência do seu blog, é fundamental ter um bom conteúdo, mas só isso não basta. O blog deve ser simples e objetivo, com títulos que contenham palavras-chaves relacionadas ao conteúdo. Mas é importante ficar atento a alguns princípios de Search Engine Marketing (SEM), técnicas e metodologias utilizadas por equipes de marketing que podem potencializar sua visibilidade e atratividade.

Abaixo, você encontrará oito sugestões que podem auxiliar na conquista de novos visitantes para sua página na web ou blog, e também a fidelizá-los.

1. Evite usar vermelho
Esta cor está associada a situações ruins, como conta bancária negativa. O ideal é usar verde ou azul, pois estas cores passam a sensação de seguir em frente.

2. Destaque o mais relevante
O assunto importante deve ser visível sem precisar acionar a barra de rolagem do navegador, bem como botões que dão acesso às demais áreas e funcionalidades do site. Caso o internauta precise rolar a página para vê-los, provavelmente desistirá de fazer isso.

3. Humanize
O design da página deve ser amigável e atraente. É essencial usar imagens que remetam a situações positivas e evitar formulários longos e cansativos. Usar foto de uma pessoa com os braços cruzados não ajuda, bem como imagens sem cor nem vida.
Caso queira incentivar o visitante a preencher algum questionário, é necessário convencê-lo de que isso é importante e que pode resultar em algo positivo para ele.

4. Ajude os buscadores
Se você quiser que seu site seja encontrado na rede, é preciso aparecer bem nos mecanismos de busca. Por isso, atente para algumas dicas básicas de utilização do Search Engine Optimization (SEO). Coloque no título da página palavras-chaves relacionadas ao seu site e use o recurso do negrito no texto para reforçar ideias, mas sem exagero. Vale a pena também pesquisar por mais informações sobre como fazer para sua empresa ou site aparecerem nos buscadores.

5. Deixe comentar
Os comentários com a opinião de leitores convencem mais do que uma propaganda na TV, recurso que traz credibilidade ao site ou blog. Se o dono do site exigir o preenchimento de um cadastro para a liberação de comentários, o material deve ser sucinto, como a solicitação de um e-mail, recomenda Luz.

6. Links patrocinados
É sempre benéfico saber o que os concorrentes estão fazendo e anunciar um diferencial. Aderir aos links pagos em buscadores é uma ótima opção. É bom ressaltar descontos e fretes grátis, caso existam, no caso da divulgação de um produto. O link incluso na busca deve enviar o internauta direto para a categoria buscada por ele, e não para a página inicial do site.

7. Esteja nas redes sociais
O perfil da página no Twitter deve ter informações úteis e serviços ao usuário. Com o passar do tempo a credibilidade aumenta e pode-se adicionar links para o site. Fazer isso logo de início pode sugerir ao contato tratar-se de propaganda.
Redes sociais como o Orkut devem ser usadas como meio para saber o que as pessoas falam sobre o site, sejam comentários bons ou ruins.

8. Atualize, atualize e atualize
A lógica é simples, mas muitas vezes esquecida. Por que a pessoa volta a um site? Porque há algo novo que gostaria de ver lá.
Conselho semelhante vale para o design da página. É recomendável que sejam feitas alterações pelo menos a cada seis meses.

Fonte: PCWorld.com.br