Dicas para criar bons textos

10:53

Um layout perfeito não basta se o texto não capturar a atenção do seu visitante. Se os seus visitantes não gostarem do conteúdo que estão lendo, irão para outro lugar. Saiba como afiar o seu texto, adaptá-lo para a sua audiência e melhorar a sua acessibilidade.

Sentenças longas
Muitos acreditam que bons textos envolvem sentenças longas e palavras difíceis, mas é justamente o contrário. Frases curtas que vão direto ao ponto, palavras descomplicadas e fáceis de se ler são fundamentais para um bom texto. Nunca use uma palavra longa se uma curta servir.

Um texto para cada público
É importante considerar para quem você escreve, se você se dirige ao seu público da forma correta. Se você quiser criar uma atmosfera mais pessoal, tente escrever na primeira pessoa (usando “eu”). Veja se é apropriado utilizar gírias, jargões e quaisquer piadas para que nada possa ser mal interpretado pelo seu usuário.

Cuidado com o português
Sempre revise o seu texto, você pode ter deixado passar algo. Pode ser um erro de ortografia, um erro de digitação, de concordância, ou simplesmente de coerência. Pior que um texto errado, é um texto sem sentido. A maioria das empresas tem alguém que revise os textos, mas caso você não disponha desse profissional, pode contratar um freelancer ou fazer você mesmo a revisão do seu trabalho.

Textos para web
Ao escrever para a web, você deve entender sua audiência e quais as suas necessidades, além de reconhecer que as pessoas não leem todo o conteúdo. Dê um destaque em negrito nas partes mais importantes, utilize imagens, títulos, subtítulos e sentenças curtas.

Lembre-se de que manter tudo simples é a chave para não perder leitores.

Dicas de Português
1) Segue anexo
Textos de e-mails também devem ser bem escritos. Não é o fato de enviar um e-mail para um amigo que permite que você fuja das regras. Quando for enviar algum arquivo junto ao e-mail, utilize sempre: “Segue anexo o documento”, “Segue anexo o arquivo”, “Segue anexa a foto”. Muitas pessoas utilizam a expressão errada: “Segue EM anexo”. Esse “em” não existe.

2) Nova ortografia
Fique atento, não são todas as palavras no plural que perdem o acento. Isso acontece somente com os verbos que têm sua vogal duplicada como em creem, deem, veem, leem. Já os verbos “ter” e “ver” permanecem com o acento circunflexo quando estão no plural. Ele tem, eles têm. Ela vem, elas vêm.

Fonte: Imasters