HTML – PARTE 13

12:49

Web standards e validação

Nesta parte você aprenderá mais alguns conceitos teóricos do HTML.

O que mais há para conhecer sobre HTML?

HTML pode ser escrito de várias maneiras. O navegador está apto a ler HTML escrito de várias maneiras. Podemos dizer que HTML tem muitos dialetos. Esta é a razão porquê alguns websites são apresentados de formas diversas em diferentes navegadores.

Desde o aparecimento da Internet tem sido feitas várias tentativas para se normatizar o HTML notadamente através do World Wide Web Consortium (W3C) fundado por Tim Berners-Lee (yep! o grande sujeito que inventou o HTML). Mas, este tem sido um árduo e longo caminho.

No passado – quando você tinha que comprar um navegador – Netscape dominava o mercado de navegadores. Àquela época as normas para o HTML estavam nas suas versões 2.0 e 3.2. Mas pelo fato de dominar 90% do mercado a Netscape não teria – e não teve – que se preocupar muito com normas. Pelo contrário, a Netscape inventava seus próprios elementos de marcação que não funcionavam em outros navegadores.

Por muitos anos a Microsoft ignorou completamente a Internet. Em determinado momento, resolveu competir com a Netscape e lançou seu navegador próprio. A primeira versão do navegador da Microsoft’s, o Internet Explorer, não era melhor do que o Netscape no suporte às normas do HTML. Mas, a Microsoft resolveu distribuir seu navegador gratuitamente (isto sempre agrada a todos) e o Internet Explorer em pouco tempo tornou-se o navegador mais usado e mais popular.

A partir das versões 4 e 5 a Microsoft anunciava que seus navegadores ofereciam cada vez maior suporte às normas HTML do W3C. A Netscape não se movimentou para atualizar seu navegador e continuou a colocar no mercado a velha e desatualizada versão 4.

O que vem a seguir é história. Nos dias atuais as normas HTML estão na sua versão 4.01 e no XHTML. Hoje em dia é o Internet Explorer que detém quase 90% do mercado. O Internet Explorer ainda tem seus elementos próprios, mas oferece suporte para as normas HTML do W3C. Os navegadores Mozilla, Opera e Netscape também suportam as normas.

Então, quando você codifica HTML de acordo com as normas do W3C, você está construindo um website para ser visualizado em todos os navegadores – não só agora mas também no futuro. E felizmente, tudo o que você aprendeu neste tutorial está de acordo com a mais nova versão do HTML, que é o XHTML.

Legal! Posso anunciar?

Devido a existência de diferentes tipos de HTML, você precisa informar ao navegador qual é o “dialeto” do HTML e no seu caso você aprendeu XHTML. Para informar ao navegador, você usa o Document Type Definition. O Document Type Definition deve ser escrito sempre no topo do documento:

Exemplo 1:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" lang="pt-br"> <head><title>Título</title></head> <body><p>texto texto</p></body> </html> 

Além do Document Type Definition (escrito na primeira linha no exemplo acima), que informa ao navegador que você está codificando XHTML, você precisa ainda adicionar informação extra na tag html, usando os atributos xmlns e lang.

xmlns é abreviação de “XML-Name-Space” e deve ter sempre o valor http://www.w3.org/1999/xhtml. Isto é tudo o que você precisa saber. Se você tem o hábito ou gosta de se aprofundar e conhecer coisas complicadas poderá ler mais sobre namespaces no site do W3C.

No atributo lang você específica em que língua (aqui trata-se de linguagem humana) o documento é escrito. As abreviaturas para as línguas existentes no mundo todo, estão nas ISO 639 standard . No exemplo acima a língua definida no atributo é o português do Brasil (“pt-br”).

Uma DTD informará ao navegador como deve ser lido e renderizado o HTML. Use o exemplo mostrado, como um template para todos os seus futuros documentos HTML.

O DTD é importaante ainda, para a validação da página.

Validação? Porquê deveria eu fazer isto?

Insira o DTD nas suas páginas e poderá verificar erros no seu HTML, usando o validador gratuito do W3C.

Para testar o validador faça o seguinte: crie uma página e publique na Internet. A seguir entre em validator.w3.org e lá digite o endereço (a URL) da sua página, depois clique no botão validar. Se seu HTML estiver correto, vai aparecer uma mensagem de congratulações. Se não, será apresentada uma lista de erros, informando o quê está errado e onde. Cometa alguns erros propositais no seu código para verificar o que acontece.

O validador não é útil somente no encontro de erros. Alguns navegadores tentam interpretar os erros cometidos pelos desenvolvedores e consertar o código mostrando a página corretamente. Em navegadores assim você nunca encontrará erros no próprio navegador. Já outros navegadores não aceitam o erro e apresentam a página arruinada ou mesmo nem apresentam. O validador então ajuda você a encontrar erros que você não tenha nem idéia de que existiam

Sempre valide suas páginas, para ter certeza que elas serão mostradas corretamente em todos os navegadores.