HTML – PARTE 14

12:56

Dicas finais

Parabéns, você chegou na última parte.

Então, agora eu já sei tudo?

Você aprendeu um bocado de coisas e já está em condições de construir seu website. No entanto o que você aprendeu é o básico e ainda há muita coisa a ser aperfeiçoada. Podemos dizer que você construiu uma base sólida para continuar e se aprofundar no assunto.

Nesta última lição, daremos umas dicas finais:

  • Para começar, aconselhamos a escrever seus documentos HTML de forma ordenada e estruturada. Assim fazendo você estará não só mostrando aos outros que possui uma base sólida de conhecimento mas também estará facilitando a leitura, interpretação e manutenção do código.
  • Siga as normas e valide seu código. Mas, não faça disto uma fonte de stress. Escreva um XHTML claro, use o DTD e valide suas páginas no validator.w3c.org.
  • Coloque conteúdos nas suas páginas. Lembre-se que HTML é apenas a ferramenta que possibilita apresentar informação na Internet, assim é necessário que haja a informação a ser apresentada ou seja, o conteúdo.
  • Páginas lindas e bem desenhadas são ótimas, mas as pessoas buscam informação na Internet.
  • Evite encher suas páginas com imagens pesadas e outros “balangandans” que você encontra na Internet. Isto faz com suas páginas demorem a carregar e é frustante para o usuário. Páginas que demoram mais de 20 segundos para carregar podem perder até 50% dos seus visitantes.
  • Lembre-se de cadastrar seu site nos sites de busca, de modo a que outras pessoas, além da sua família, possam encontrá-las e visitá-las. Na página de entrada dos sites para cadastro em mecanismos de busca você encontrará um link para adicionar seu site (O mais importante é o Google mas, existem outros tais como, DMOZ, Yahoo, AltaVista, AlltheWeb e Lycos).
  • Neste tutorial você aprendeu a usar o Notepad, que é um simples e fácil editor de textos, contudo talvez você agora possa pensar em usar um editor mais sofisticado com mais possibilidades e ferramentas. Você encontra uma listagem e sumário de diferentes editores em Download.com.