Sueca de 75 anos tem a Internet mais rápida do mundo

16:23

Uma senhora de 75 anos, moradora de Karlstad, na Suécia, está fazendo inveja em muita gente. Graças ao seu filho, ela possui a conexão de Internet mais rápida do mundo para um usuário doméstico, com surpreendentes 40 gigabits por segundo.
Com esta velocidade é possível fazer o download de um filme de Blu-Ray em pouco mais de dois segundos. Assistir canais do YouTube, séries no Netflix e jogar seus games preferidos, então, não serão problema para você (nem se você decidir fazer tudo isso ao mesmo tempo).

Agora, imagine as nossas avós com uma conexão como essa para ver as fotos dos parentes no Facebook, conversar com as netas pelo MSN, ler jornais e revistas online. Pois é… é para estas finalidades que a senhora Sigbritt Lothber tem aproveitado sua conexão.

A internet de 40 Gbps instalada em sua casa só foi possível porque seu filho, Peter Lothberg, é um conhecido especialista em Internet na Suécia. Ele é encarregado de testar novas técnicas de transferência de dados através das conexões existentes no mercado.

O segredo por trás da conexão é uma nova técnica em que os dados são transferidos diretamente entre dois dispositivos a 2.000 quilômetros de distância um do outro, sem nenhum intermediário. Isso faz com que a informação trafegue a grandes distâncias, em alta velocidade, sem perder dados.

Para testar a novidade, ele resolveu convocar a própria mãe. O objetivo do estudo de Lothberg é encontrar uma forma de oferecer uma conexão de Internet mais rápida e barata para os cidadãos, mas que ao mesmo tempo ofereça estabilidade e performance. Nesse caso, dificilmente teremos um perfil de uso dessa velocidade, semelhante a de um usuário mais “exigente”. Entretanto, a conexão atende de forma direta ao propósito de Lothberg: atender o internauta comum.

“Quero mostrar que há outros métodos, além das formas antigas como cabos e ondas de rádio que não têm a possibilidade que a fibra oferece”, afirmou o especialista em Internet na Suécia.

Fonte: Gamevicio