Brasil criou quase um acesso banda larga por segundo em um ano

16:36

Os acessos à internet banda larga no brasil tiveram aumento de 70% em um ano, totalizando 63,5 milhões em fevereiro. O balanço, divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), mostra a criação de 26 milhões de novos acessos no País nos últimos 12 meses, quase um novo acesso por segundo.

A cobertura dos serviços também tem crescido a um ritmo acelerado. Só neste ano, 119 municípios brasileiros já receberam as redes de terceira geração (3G), que permitem a conexão em banda larga móvel, numa expansão de dois municípios por dia. Em todo o Brasil, 2.769 municípios têm cobertura de internet rápida 3G, concentrando 84% da população do País. As redes de banda larga fixa, por sua vez, estão instaladas em todos os municípios brasileiros, segundo a Telebrasil.

Do total de 63,5 milhões de acessos alcançados em fevereiro, 16,3 milhões são de conexões em banda larga fixa e 47,2 milhões em banda larga móvel. A banda larga fixa ampliou sua base de clientes em 2,4 milhões de acessos nos últimos doze meses, o que representa um crescimento de 18% na comparação com fevereiro de 2011. Já o número de acessos em banda larga móvel dobrou nesse período, com acréscimo de 23,6 milhões de novas conexões. Do total de acessos móveis, 8,3 milhões são de modems e 38,9 milhões de celulares 3G, incluindo os smartphones. O segmento de celulares de terceira geração cresceu 124% desde fevereiro do ano passado.