O que você ganha com o twitter?

16:53

É impossível ignorar o crescimento de usuários no Twitter no último ano. Em 2008, o serviço chegou a 51,6 milhões de pessoas, considerando apenas pessoas que utilizam direto pelo browser, desprezando aqueles que acessam pelo celular, por exemplo. A relação de usuários em relação ao número de internautas é maior no Brasil que em qualquer outro país.

Parte do sucesso do microblog é o fato de integrar em uma só ferramenta o que as pessoas mais gostam de fazer na internet: conversar, relacionar-se com os outros e acessar informações. São milhões de vozes disseminando novidades, informações relevantes, opiniões, mas também inutilidades. E diante de tanto “barulho”, o que você pode ganhar usando o Twitter?

RSS
Se bem utilizado, o Twitter pode funcionar como um leitor de RSS mais específico. Esse filtro de informações funciona porque o microblog concentra muita gente especializada em determinados temas, o que torna os comentários mais relevantes.

Emprego
O Twitter também serve como um mural de classificados. Os sites de empregos estão usando o serviço para divulgar vagas. Além de oferecer trabalho, muitas empresas monitoram o que as pessoas estão dizendo na rede, assunto já comentado em nosso post “Emprego através das mídias sociais”.

Linha direta com o governo
A ferramenta tem sido utilizada em todo o mundo para expressão dos direitos. No Brasil, os pedidos de #forasarney pela renúncia do presidente do Senado, José Sarney, ganharam espaço – mas não tiveram resultado efetivo. Estão surgindo iniciativas que podem estreitar o relacionamento entre cidadãos e poder público.

Descontos
O número de perfis corporativos crescem rapidamente e algumas empresas já aproveitam o Twitter efetivamente para vender.

Fonte: Revista Info Exame