Email Marketing: Prós e Contras

E-mail marketing, se feito corretamente, é uma ótima maneira de atingir novos públicos e potenciais clientes on-line. Mas, como qualquer campanha de marketing, entender seus prós e contras pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua campanhas.

Prós

Consciência de marca – Campanhas de E-mail Marketing sólidas ajudam os consumidores a lembrar da sua marca. Isso pode resultar em compartilhamentos do seu material, promovendo ainda mais a seu produto, e ajudando a manter sua marca viva na consciência do consumidor, para que seja lembrada quando estes estarão mais propícios a comprar.

Fácil compartilhamento de informações – O e-mail marketing permite que você compartilhe diversos tipos de conteúdo, seja de conhecimentos e expertise em sua área de atuação ou na promoção de um novo produto, serviço ou oferta.

Comunicação direcionada – Crie conversas em torno de temas nos quais seus clientes estão interessados. Através dos recursos de opt in / out, é possível identificar as pessoas que estão interessadas nos seus produtos e assim segmentar melhor suas campanhas de e-mail marketing para este grupo.

Rapidez e baixo custo – Não exigem muitas horas e recursos financeiros para o seu desenvolvimento, como campanhas de mala-direta (impressão, correio e etc.), por exemplo, o e-mail marketing conta uma enorme gama de serviços prontos para disparar suas campanhas a um custo bem menor que o de campanhas tradicionais.

Contras

Dificuldade para aparecer – É possível que o seu e-mail marketing nunca seja aberto. Com a evolução dos serviços de e-mail, sua campanha pode ser considerada sem importância e movida automaticamente para Ca caixa de spam.

Má reputação – Com o uso indiscriminado e sem critério do e-mail marketing por muitas empresas, criou-se uma resistência a credibilidade dessa ferramenta. Ao enviar uma mensagem a um usuário que não solicitou ou não efetuar o cancelamento assim que solicitado, contribuem para a construção de uma imagem negativa junto aos consumidores.

Relevância – Enviar informações relevantes para um grande grupo de pessoas é difícil. Os consumidores querem informações de qualidade que lhes sejam pertinentes. Não existindo um claro apelo à ação e uma mensagem apropriada para seu público-alvo, eles passarão para o próximo e-mail.

Como qualquer campanha de marketing, existem prós e contras. Para o e-mail marketing deve-se planejar uma estratégia de publicidade em torno dele.

Fazendo isso direito, o e-mail marketing pode ser muito eficaz para seu negócio.

 

Fonte: Clique aqui

 

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