Diferença entre hospedagem de sites, servidores e outros conceitos web

10:38

Quando se trata de serviços de internet, nem todas as pessoas têm definidos os conceitos de hospedagem de sites, revenda, servidor dedicado, entre outros. Algumas, confundem serviços de desenvolvimento de sites com hospedagem de sites. Confusão frequente na mente de muitos usuários. Confira abaixo esses conceitos e esclareça suas dúvidas:

Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites nada mais é que a criação do site, o desenvolvimento do layout, definição de textos, menus, imagens, com todas as suas ferramentas e funcionalidades. Para a criação de sites, é necessário contratar uma empresa ou profissional especializado (webdesigner) para tal.

Registro de Domínio
Registro de domínio é a sua marca na internet. Por exemplo: www.suaempresa.com.br. Ter seu próprio domínio é a mesma coisa que ter um endereço residencial onde as pessoas podem te localizar, só que o endereço é virtual, onde seu site será localizado.

Os registros de domínio são regularizados por órgãos especiais. São eles: o REGISTRO.BR, no caso de domínios nacionais.COM.BR, .NET.BR, .ORG.BR, e a ICANN, no caso de domínios internacionais.COM, .NET, .ORG. Apenas empresas credenciadas por estes órgãos são realmente aptas a efetuar registros de domínios.

Hospedagem de sites
Hospedagem de sites é o terceiro passo a seguir, assim que o desenvolvimento do site estiver concluído. Hospedagem é, de forma mais simples, disponibilizar o site na internet, para que todos tenham acesso. Há diversos planos de hospedagem de sites, com capacidades e recursos distintos, que se adequam a diferentes necessidades.

Nos serviços de hospedagem de sites, os servidores (sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores) são compartilhados, ou seja, os arquivos de diversos usuários são hospedados simultaneamente. A hospedagem compartilhada não é indicada para sites que tenham muitos acessos ou muito tráfego, pois podem gerar uma sobrecarga no servidor.

Revenda de Hospedagem de sites
Os serviços de revenda de hospedagem permitem que o próprio usuário crie e gerencie seus planos de hospedagem de sites, com total liberdade e controle dos serviços. O espaço em disco e tráfego nesses planos é superior à hospedagem compartilhada.

Servidor Dedicado
Servidores dedicados são uma ótima opção para quem precisa de mais recursos computacionais e tem uma quantidade maior de acessos. Neste caso, uma simples hospedagem não seria suficiente, uma vez que os custos de operação seriam dividos por todos os utilizadores e sua banda seria reduzida. Com o serviço de servidor dedicado, o cliente terá um equipamento conectado 24 horas por dia em um link de de alta velocidade, garantindo alta performance, segurança e sigilo da informação hospedada. É mais indicado para grandes portais e sites de grande quantidade de acesso.

Confira todas essas soluções no site do Turbosite
Registro de domínio
Hospedagem de Sites
Servidores Dedicados