Como começar a usar as Redes Sociais

11:47

Já discutimos aqui no Blog sobre a importância das redes sociais para as empresas nos dias de hoje. Porem, um erro bastante comum é achar que apenas criar perfis nas redes já existentes como Facebook e Twitter é suficiente para gerar um vínculo forte o suficiente para fidelização dos clientes ou aproximação do seu público-alvo.

Chega agora o desafio: Como produzir conteúdo relevante? Como fazer com que as pessoas curtam e compartilhem as coisas que são postadas? Como atrair mais seguidores?

 

Antes mesmo de começar a pensar em conteúdos relevantes, acredito ser necessário um planejamento:

  • Crie um plano de pautas de acordo com o calendário anual, datas comemorativas e crie uma referencia com a linha de negocio da sua empresa.
  • Estipule objetivos: Quantos seguidores pretende ter?
  • Trace metas: Número de seguidores que pretende X em quanto tempo?
  • Analise seus concorrentes, visite suas fanpages, e saiba o que eles estão fazendo na rede.
  • Trace seu público: Qual o seu público-alvo, faixa etária, escolaridade, regionalidade, sexo, etc.
  • Decida a linguagem a ser usada.
  • Verifique através de ferramentas de analises de visitação (Google Analytics, por exemplo) ou infográficos, os melhores dias e horários para postagens.
  • Acompanhe seus números. (Todos eles!) Eles falam muito sobre a sua empresa e seu segmento.
  • Crie um manual para a produção de conteúdo: Defina o que falar e o que não falar.
  • Crie uma identidade: Linguagem, tom da mensagem, periodicidade, imagem vs texto, etc.

A partir de agora, comece as postagens e acompanhe! Acompanhe tudo, acompanhe os números gerados, likes, compartilhamentos, comentários, visitação, tudo!

E analise como seus usuários estão reagindo o que estão falando a respeito da sua marca e seus concorrentes.
E não esqueça que a net é um ambiente muito peculiar, dinâmico e versátil. Seja breve! A internet prima pelo objetivismo! Posts muito longos não atraem atenção.

Se for necessária uma postagem mais longa, use uma chamada curta falando sobre o que se trata o texto, e use link para leva-lo até o conteúdo na integra.

Agora, aproveite os bons frutos que as redes podem trazer ao seu negócio!