Comércio Eletrônico + Redes Sociais = Comércio Social

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As mídias sociais são responsáveis pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem objetivos e interesses em comum. O Comércio eletrônico pode utilizar as mídias sociais como aliadas no processo de relacionamento com o cliente, já que essas ferramentas permitem um contato mais próximo com o mesmo, para identificar suas necessidades, esclarecer dúvidas e ampliar as chances de vendas. Basta analisar qual a melhor opção de interagir com seu cliente.

Para conquistar clientes no mundo virtual, as empresas precisam desenvolver um planejamento estratégico e definir o foco de sua participação nas redes sociais. As empresas precisam estar cientes que hoje em dia as decisões de compra são influenciadas não só pelas redes primárias das pessoas (família, amigos, formadores de opinião) como também pelos blogs, sites de comunidade (redes sociais), páginas pessoais, entre outros.

A união de ferramentas de loja virtual (vendas de produtos on-line) com ferramentas de interação da web 2.0 (blogs, fóruns, Twitter, Orkut, Facebook, etc) é o chamado “Comércio Social”, um ótimo modelo de negócios para empresas e clientes. Os usuários se tornam mais seguros para realizar a compra, já que possuem algum contato humano antes de tomarem a decisão, principalmente para tirar dúvidas com relação ao produto/serviço. Ter uma forma de interação neste sentido é fundamental para aumentar as vendas.

Se você ainda não ficou convencido dos benefícios que as redes sociais podem trazer para o seu negócio, avalie os dados do mercado:

* Média de navegação por usuário em mídia social – 4h/mês (Comscore)
* 17% dos internautas criam blogs ou sites (Cetic.Br)
* 51% dos internautas residenciais lêem blogs (Ibope/NetRatings)
* 35 milhões de perfis no Twitter (Mar/2009, este número já deve ter aumentado em grande escala – Info)
* 74% dos internautas do Brasil assistem vídeos on-line (Cetic.Br)

A ideia não é vender a qualquer custo, mas criar um relacionamento mais próximo com o usuário, de modo a conhecer mais suas preferências e sua cultura e fornecer então o produto certo na hora certa.

Fonte: Webinsider