Aprenda a planejar sites perfeitos

10:01

É importante que antes de desenvolver um site, seja feito um bom planejamento. Isso pode até representar mais trabalho no início, mas tornará a sua vida e a de seu cliente bem mais fácil. O segredo é saber quanto planejamento é necessário para cada projeto.

Não há regras rígidas e rápidas, mas o processo de definir e concordar com o cliente quais os objetivos do site é um bom ponto de partida. Os resultados dos projetos podem ser inapropriados se todos os envolvidos não estiverem alinhados. É importante frisar que o design de informação é tão importante durante o planejamento quando durante a execução.

Sites perfeitos

Quando a base do projeto estiver pronta, deve-se gastar algum tempo com análise de concorrentes (funcionalidade similar). Você pode aprender muito com os erros e acertos de outros sites, sem esquecer para quem o site está realmente sendo criado. Avalie também as necessidades dos usuários em potencial, sem forçá-los a fazer algo que não precisam ou não querem. Eles perderão a confiança na sua marca e a paciência com seu site.

Lembre-se de seguir as diretrizes de acessibilidade, que resultará em códigos e conteúdos mais limpos, extensíveis e mais bem-estruturados.

Garanta que seu plano não seja apenas para publicar um site, mas que também inclua espaço para evolução, crescimento e novas tecnologias.

Fonte: Revista WWW nº104