Vença o bloqueio criativo

10:03

Antes de começar qualquer trabalho, é comum ser pego por um bloqueio criativo, e o branco do papel (ou da tela) começa a parecer assustador. Você fica horas parado e começa até mesmo a duvidar de seu potencial. Não se preocupe. Isso é mais normal que você imagina. Até mesmo grandes designers passam por isso.

A grande questão é: não existe uma solução infalível para que de repente você comece a ter ideias geniais. O problema do bloqueio criativo começa em como encaramos o próprio processo criativo. Algumas pessoas são naturalmente criativas, mas são poucas que conseguem ter ideias poderosas na primeira tentativa.

É importante frizar que design não é arte. Em arte, busca-se a ideia perfeita. Em design, busca-se a ideia certa. Muitas pessoas ficam presas a ideia de tentar criar algo único e notável, ao passo que tentar atingir os objetivos do cliente é muito mais importante, alcançável e frutífero. Atingir os objetivos requer planejamento. Precisa-se compreender por completo o cliente, a situação, as expectativas, o contexto e os concorrentes antes de começar a explorar a solução criativa.

E o que isso tem a ver com vencer bloqueios criativos? Tudo. Boas ideias vêm de discernimento ou intuição, e ambas vêm da compreensão do problema. Colaboração também é de grande ajuda neste processo, já que podem gerar ótima energia de grupo e misturar pontos de vista. Resista a tentação de usar sua primeira ideia e já partir para produção.

A sugestão para resolver esse impasse criativo é continuar trabalhando. Por vezes ficamos buscando soluções rápidas, quando na verdade precisamos apenas arregaçar as mangas e trabalhar mais. Lembre-se: a melhor forma de ter boas ideias, é ter várias ideias. “Amadores buscam inspiração; o resto de nós apenas se levanta e vai ao trabalho”.

Fonte: Revista WWW