Tenha tempo para aprender outro idioma

10:59

Independentemente da carreira que você escolheu, aprender outro idioma sempre será um diferencial. Costumo dizer aos meus filhos que se há algo em que eles devem se apegar é ao estudo de outras línguas, pois as oportunidades se abrem para quem fala inglês fluente, por exemplo.

No entanto, não basta apenas ter a vontade de aprender, é preciso arrumar tempo para isso. E é aí que surge o problema, pois as pessoas se perdem com a agenda e não dão continuidade ao aprendizado. Mesmo com a agenda cheia você deve fazer isso pelo seu crescimento pessoal ou profissional, por isso seguem algumas dicas para você incluir um curso de idiomas no seu tempo, seja ele extenso ou curto.

1 – Tenha um propósito – Antes de tudo, descubra o que te motiva a aprender um novo idioma. Arrumar um emprego na Inglaterra? Uma promoção? Conhecer novos lugares? Não imposta qual seja a razão, se ela for realmente significativa, será um motivador no momento em que o curso se tornar difícil ou chato. Por isso, antes de mais nada, ache um motivo e, em vez de marcar na agenda “curso de espanhol”, coloque “preparação para a viagem à Espanha”. É muito mais motivador.

2 – Crie uma meta – Não adianta nada estudar sem ver progressos reais do seu estudo. Falar inglês fluente é muito subjetivo e não dá um real indicador do seu progresso. Estipule uma meta e tenha foco nos estudos para alcançar esse objetivo. Para o Inglês, por exemplo, você pode definir que vai tirar XXX pontos no TOEIC, teste que mede o nível de inglês em situações cotidianas e voltadas ao mercado de trabalho. Infelizmente, algumas pessoas só conseguem focar em algo quando é realmente necessário. Para evitar a urgência, crie a meta!

3 – Filmes e séries no idioma que deseja aprender – Tente assistir aos programas que você gosta com legendas no idioma que você está estudando, isso vai ajudar a aumentar o seu nível de compreensão da língua.

4 – Leia em Inglês – Da mesma forma que os filmes ajudam, você precisa ler no idioma que deseja aprender. Além de ampliar seu vocabulário, o livro ajudará na sua construção gramatical.

5 – Escola Virtual – Se você não consegue manter uma disciplina de horários para ir a uma escola física, você pode optar por algum curso on-line que lhe permita estudar de qualquer lugar e em qualquer horário.

6 – Inglês no Carro – Quanto tempo você fica parado no trânsito todos os dias? Se você aproveitar esse tempo para ouvir um CD, conseguirá apurar os ouvidos para aprender um outro idioma. Se você já faz aulas de inglês ou espanhol, existem duas revistas excelentes que trazem um CD com o textos: Speak UP e Think in English.

7 – Professor Particular – Existem diversos profissionais disponíveis no mercado para eventuais aulas on-line, via Skype ou até mesmo presenciais. Se você pesquisar na internet, encontrará diversos profissionais que prestam esse tipo de serviço.

Ao transformar o estudo de outro idioma em uma ação rotineira, em pouco tempo ele se tornará algo natural. Com essas dicas você poderá acrescentar no mínimo cinco horas semanais ao seu estudo, o que certamente ajudará a desenvolver o seu aprendizado.

Via: Administradores

Quer outras dicas, acesse: Blog Turbosite