Tecnologias que devem ser esquecidas em 2010

09:38

Algumas tecnologias velhas e antiquadas morrem com o tempo, mas outras continuam vivas, mesmo com o surgimento de alternativas melhores que são mais fáceis, baratas, com maior qualidade e muito mais eficientes. Diante de tantas possibilidades, que tal deixar de lado algumas tecnologias obsoletas?

* Máquinas de Fax
As máquinas de fax se tornaram obsoletas 15 anos atrás. Se você ainda utiliza essa tecnologia, experimente fazer o envio diretamente por e-mail. É mais prático e economiza papel.

* Acendedores de cigarros em carros
A tecnologia dos acendedores de cigarros nos carros surgiu em meados de 1920 e foi aperfeiçoada em torno de 1950. Décadas mais tarde, a indústria ainda constroi carros com estes plugues, que não são seguros nem confiáveis, além de terem uma energia baixa e serem inconvenientes, forçando o usuário a comprar adaptadores especiais para recarregar ou ligar seus dispositivos.

* WWW
Mesmo quando o “WWW” não é digitado, os navegadores complementam essa informação. É por isso que o “www” como parte de um endereço, seja impresso em um cartão de visita ou digitado no navegador, é sempre desnecessário. Paramos de usar o HTTP:// anos atrás, e também é hora de parar de usar o “www”.

* Cartões de visita
Já existem algumas alternativas superiores aos cartões de visita. Se o recado for dado por e-mail, basta incluir as informações para contato na mensagem e responder com assinaturas, vCards anexados, links para páginas de contato ou outro meio digital.

* Controles remotos
Quase todos os componentes de um sistema de entretenimento de casa têm um controle remoto. A tendência é que eles sejam substituídos por aplicativos móveis. Smartphones são bons para essa tarefa por terem uma interface melhor do que a dos controles, além de permitirem uma programação mais simples e atualizações.

* Telefones fixos
A telefonia fixa pode se tornar obsoleta, pois os telefones fixos não recebem mensagens de texto.

* CDs de música
Os CDs musicais funcionam perfeitamente, mas não possuem nenhuma vantagem significante sobre mídia que pode ser baixada, como arquivos MP3. Os CDs não são amigáveis ao meio ambiente, são frágeis e inconvenientes para transporte. É possível migrar para um acervo digital, baseado em arquivos, com funções de busca, backups e que possa ser carregado de qualquer lugar.

* Rádio via satélite
As rádios da internet já provaram que não precisamos mais de satélites para a comunicação sonora, já que o conteúdo pode ser distribuído on-line.

* Cadastros redundantes
Vários sites oferecem algum tipo de registro, que geralmente pedem informações de contato pessoal e um usuário e senha. Mas não há necessidade de digitar o e-mail ou senha duas vezes. Afinal, a informação é verificada de qualquer forma. E também não há razão para digitar cidade, estado e CEP, o próprio CEP informa a cidade e o estado, e vice versa.

Fonte: Computer World