Tecnologia Da Informação – Sua empresa sabe o que é isso ?

17:35

Nós vivemos na Era da Informação. Hoje em dia, uma determinada informação classificada como economicamente vital pode valer muito mais que muitas empresas inteiras. Decisões de bilhões de dólares são tomadas baseando-se apenas em dados. Na tecnologia de informação temos os dados contidos em determinados instrumentos como as verdadeiras peças valiosas de uma empresa. Afinal, se os computadores de sua empresa forem invadidos e aquele projeto que ia deixar o mercado “de boca aberta” for roubado pelo concorrente; uma simples informação que trocou de mãos pode ser responsável pela falência do seu negócio.

Os dados contidos em seus sistemas são um patrimônio vital e como tal, devem ser considerados e ganhar a real importância no momento em que a empresa deve decidir suas políticas de gerenciamento. Acha isso um exagero? Imagine se um banco perdesse todos os dados de seus clientes; os prejuízos seriam incalculáveis. Para que a informação fosse tratada com a segurança e com o valor que merece, nasceu a Tecnologia da Informação. Que, nada mais é, do que um conjunto de procedimentos; técnicas; normas; meios e soluções reunidas sob a égide das mais diversas áreas de atuação profissional para garantir que a informação será sempre “bem cuidada”.

Assim, técnicos e engenheiros desenvolveram sistemas, procedimentos e ferramentas capazes de gerenciar a informação de forma a garantir-lhe a segurança e o uso adequado de seu poder e de seu valor para a empresa detentora. Desta forma, o bom uso das práticas e das disciplinas que compõem a chamada Tecnologia da Informação; pode ser responsável por grandes lucros e uma longevidade do seu negócio. Da mesma forma, erros cometidos nessa área, costumam ser desastrosos e custarem muito caro aos cofres das empresas que ousarem ignorar a importância de uma boa aplicação da tecnologia da informação em seus negócios.

Por mais incrível que possa parecer, uma infinidade de empresários sequer compreende a importância e os conceitos envolvidos por trás desse termo que mete tanto medo nos menos qualificados. A tecnologia da informação (ou simplesmente TI) não deve ser vista como um monstro devorador de recursos pelas pequenas empresas. Deve, antes de tudo, ser percebida como uma poderosa aliada na segmentação do mercado e na obtenção de lucros e de negócios cada vez mais rentáveis.
Mesmo sabendo que não existe uma “receita de bolo” e, muito menos, “almoço grátis”; muitos empresários têm a ilusão de que economizar na contratação de pessoal ou na política de gerenciamento da Tecnologia de Informação em suas empresas será um bom negócio. Normalmente, esses “visionários”, só compreenderão o real valor da Tecnologia da Informação quando sofrerem um grande prejuízo devido a sua política equivocada ou as suas práticas amadoras em relação às informações que circulam em suas empresas.

Para eles, Tecnologia da Informação, nada mais é do que um conjunto de procedimentos criados para dar emprego a muita gente a para fazê-los gastar muito dinheiro. Essa visão errônea e totalmente fora da realidade, só é destruída normalmente quando já é tarde demais.