Substitua o jQuery do WordPress (local) pelo jQuery do Google Hosted Libraries

10:05

Por padrão, WordPress acompanha uma séria de bibliotecas em JavaScript para seu correto funcionamento. Essas bibliotecas podem ser utilizadas enquanto desenvolvemos temas e funções e a mais comum de todas é o jQuery. Nesta postagem vamos mostrar como substituir jQuery local pelo jQuery de nossa escolha, ou melhor, por um CDN do Google Hosted Libraries.

Uma pergunta comum, porque deveríamos alterar para o CDN do Google Hosted Libraries?

Resposta simples e com vários argumentos. O CDN do Google Hosted Libraries é utilizado por milhares de sites na internet, as chances de você ou seu cliente visitar outro site que esteja utilizando esta biblioteca são enormes, desta forma será feito cache no seu navegador e não será necessário baixá-la novamente, logo o site será carregado mais rápido. O download será mais rápido caso você não tenha o cache, pois servidores de CDN são preparados para entregas de bibliotecas, além de você também reduzir o overload de seu servidor pois será um arquivo a menos para entregar.

Dito as motivações para utilizar um CDN, vamos lhe ensinar como substituir o jQuery hospedado localmente para um CDN. Copie o seguinte código e cole dentro do seu arquivo functions.php localizado no diretório do seu tema.

Obs.: Note a versão do jQuery que inserimos, se seu site e scripts não comportam a versão 2.2.0, altere para a 1.12.0.

if(!function_exists('replace_jquery')): function replace_jquery() { if ( !is_admin() ) { wp_deregister_script('jquery'); wp_register_script('jquery', 'https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/2.2.0/jquery.min.js', FALSE, '2.2.0'); wp_enqueue_script('jquery'); } } add_action('init', 'replace_jquery');endif;

Tem alguma dica ou sugestão? Deixe nos comentários.