Saiba o que fazer depois do vazamento de senhas

09:16

Nos últimos dias, foi noticiado o vazamento de senhas de usuários de webmail. Além de afetar cerca de 10 mil contas de usuários MSN, Windows Live e Hotmail, o vazamento pode ter atingido outros 20 mil e-mails do Gmail, Yahoo, AOL, Comcast e Earth Link. E se a sua conta estiver entre as que foram violadas?

Uma ação efetiva contra este tipo de violação é a troca constante de sua senha. Tente criar uma senha forte, que misture números, letras, símbolos e que tenha, no mínimo, oito caracteres. Quanto mais longa a senha e mais caracteres do teclado você utilizar, mais forte ela será. Evite utilizar datas comuns, números de documentos. Alguns serviços de webmail analisam a senha automaticamente quando ela é criada para que você saiba seu nível de segurança.

As empresas, cientes das falhas, também estão se empenhando para proteger a segurança de seus usuários. Mas estes precisam criar a cultura de se proteger. É recomendável que você nunca responda a e-mails que solicitem informações pessoais ou financeiras, não clique em links dessas mensagens, tenha cuidado ao abrir mensagens não solicitadas com anexos e sempre desconfie de janelas pop-up e promessas de ganho fácil. É importante também sempre manter o antivírus e firewall ativados e atualizados.

Em caso de dúvida sobre a veracidade da mensagem, o usuário deve contratar por telefone a empresa que supostamente enviou o e-mail para checar a informação. Um canal para denúncias de fraudes na internet é o Comitê Gestor de Internet (CGI), que orienta os internautas. Então, fique atento e proteja-se!

Fonte: Uol.com.br