Redes sociais na mira de ataques

10:36

O número de acessos à internet aumenta consideravelmente a cada dia, acompanhado do número de ataques virtuais. Para proteger seus usuários, as empresas estão investindo em novos sistemas operacionais e navegadores mais seguros.

O Google anunciou que está desenvolvendo o próximo Google Chrome OS usando princípios de projeto minimalistas, já que a maioria das aplicações executadas no novo sistema operacional será hospedada na web. O Firefox lançou o Firefox 3.5.3, que notifica versões desatualizadas do Adobe Flash Player, em um esforço para reduzir as vulnerabilidades de segurança.

Resultados seguros de busca se tornaram uma característica importante para os consumidores. As mortes de Michael Jackson, Farrah Fawcett e Patrick Swazy foram rapidamente exploradas por criminosos através de ataques de otimização das ferramentas de busca, que geralmente direcionam os usuários para produtos antivírus falsos. A gripe H1N1 também tem sido utilizada como uma isca para atrair os usuários para sites scam.

As redes sociais continuam atraindo os criminosos e interesses políticos, que direcionam os usuários a diversos sites maliciosos. É importante utilizar senhas fortes e diferentes das senhas dos e-mails. Em agosto, as contas do Twitter, Facebook, LiveJournal, Google Blogger e YouTube de um blogger da Geórgia foram bloqueadas por um ataque DDoS politicamente motivado. Em um outro episódio, hackers atacaram um datacenter e desconfiguraram mais de 100 websites, incluindo os pertencentes a institutos nacionais, universidades, meios de comunicação e empresas do país.

É importante tomar todas as precauções necessárias, possuir antivírus e firewall atualizados, não clicar em links suspeitos. Pequenos detalhes ajudam a evitar golpes e ataques no mundo virtual, basta ter o devido cuidado.

Fonte: PC Magazine