Proteja-se de golpes no Twitter

09:30

Spams, vírus e usuários falsos se espalham pelo serviço.

O aumento da popularidade do Twitter tem atraído cada vez mais usuários para a rede social. A popularidade em sites web é acompanhada de problemas – nesse caso, ataques de criminosos virtuais. O Twitter, por exemplo, está sendo explorado de forma maliciosa. Confira algumas dicas para que você possa se proteger.

Perigo: usuários fantasmas ou “robôs” (“bots”) no Twitter para enviar mensagens automatizadas, ou fazendo com que você receba mensagens contendo links para páginas maliciosas ou mesmo propagandas.
Proteja-se: preste atenção no nome dos usuários – os dos robôs são geralmente bem genéricos, contendo algum nome simples e um número. Perfis maliciosos têm poucas mensagens e todas estão relacionadas ao golpe.

Perigo: links encurtados que escondem a URL real, forçando usuários a clicarem em um link que pode levar para qualquer lugar, inclusive para vírus ou páginas indesejadas.
Proteja-se: Desconfie! Observe a barra de endereço e a barra de status no navegador e pare o carregamento da página se o endereço for suspeito.

A questão é: não confie em tudo que circula no Twitter. O grande fluxo de mensagens no Twitter torna difícil a filtragem de conteúdo e a necessidade de links e textos curtos dificulta a observação de comportamentos estranhos, ao mesmo tempo em que uso contínuo do serviço, que incentiva o envio de várias mensagens por dia, torna várias medidas de segurança invasivas.

Fonte: g1.com.br