Projeto obriga fabricação ecológica de PCs

09:58

Computadores, componentes de PCs e equipamentos de informática em geral poderão ser obrigados a atender requisitos ambientais e de eficiência energética. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) analisará hoje (11/8) a proposta que estabelece prazo de dois anos para a indústria se adaptar às novas exigências.

O projeto é voltado a peças importadas, produzidas ou comercializadas no Brasil e estabelece os níveis máximos de minérios, como chumbo, e substâncias químicas presentes nos equipamentos.

A eficiência energética não poderá ser inferior a 80% e os computadores deverão ter partes e componentes recicláveis em porcentagem não inferior a 95% em peso. Essas exigências não se aplicam aos produtos destinados exclusivamente à exportação.

Muitas das substâncias químicas utilizadas na fabricação de eletroeletrônicos são prejudiciais à saúde humana e o meio ambiente. Quando descartadas de forma inadequada, podem contaminar solos, rios e lençóis freáticos, com efeitos de bioacumulação pelos organismos vivos, carcinogênicos e teratogênicos, intoxicações crônicas e graves lesões nos diversos sistemas corpóreos.

Fonte: computerworld.com.br