Primeira fase da Maratona de Programação ocorrerá em São Paulo Matéria

10:11

Neste sábado (13/09/2014) acontece a primeira fase da XIX Maratona de Programação. Centenas de universitários de todo país da área de Sistema de Informação, Matemática, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, entre outras participarão do evento, que terá apoio de grandes empresas como Facebook, PayPal, Under e Interative.

Esta primeira fase será realizada pela Sociedade Brasileira de Computação e acontecerá no Instituto de Tecnologia Avançada (IBTA), na Avenida Paulista, em São Paulo. A fase regional deverá começar às 9h e deve reunir um público de cerca de 300 pessoas entre coachs, equipe técnica, alunos e visitantes. Haverá distribuição de brindes aos melhores classificados e um prêmio especial para os vencedores.

O evento também terá uma palestra realizada pelo Facebook, que abordará o papel de um funcionário na empresa e qual o perfil profissional que eles buscam no mercado de trabalho.

Os times compostos por três alunos, um reserva e um coach, deverão desenvolver softwares e resolver o maior número possível dos problemas num período de cinco horas. Aqueles que saírem como vencedores estarão classificados para disputar a fase nacional que ocorrerá na capital cearense, Fortaleza, nos dias 7 e 8 de novembro.

Lucy Mari Tabuti, diretora da organização do evento, afirma que esta é a maior edição da Maratona de Programação no Brasil, mostrando que a computação está em processo de evolução no país. “A computação está evoluindo a cada dia e o que se espera do público participante é a capacidade do trabalho em grupo e o desenvolvimento dos problemas de forma criativa. Dali saem grandes talentos que podem ser absorvidos pelas empresas, não é a toa que temos participantes de peso”, afirma a diretora.

Na regional paulista, as equipes serão divididas em seis laboratórios de informática. A programação inclui palestra com a equipe do Facebook e reconhecimento das máquinas e programas de desenvolvimento. Ao final da competição ocorrerá a premiação dos vencedores. Aqueles que saírem vencedores da etapa nacional irão concorrer com os melhores do mundo em uma maratona que deverá ocorrer em junho de 2015.

Segundo dados da organização da Maratona de Programação, no ano passado quase 30 mil estudantes de mais de 2 mil escolas em 90 países competiram em regionais em todo o mundo. 120 alunos, incluindo seis times brasileiros, participaram das finais mundiais do evento, que ocorreu em Ecaterimburgo, na Rússia.

Para mais informações sobre a etapa regional paulista da Maratona de Programação, basta acessar o site do IBTA.

Via: Canaltech