Otimização de sites (SEO): Onde você não pode errar

16:58

Seu site já está no ar, ok! E agora? É necessário que seus clientes te achem na rede, e apostar em campanhas de marketing é essencial, como já vimos em outros posts.

Mas, e a otimização do seu site? As técnicas de SEO (search engine optimization), ajudarão o seu site a estar melhor posicionado nas buscas orgânicas dos sites de pesquisa, como o Google. E isto é fundamental, pois sabemos os resultados nas buscas orgânicas tem maior peso nas escolhas dos clientes do que os resultados pagos.

No entanto, existem erros extremamente comuns que são cometidos em aspectos fundamentais. Essas regras são básicas:

Título
Cada página do seu site deve conter um título, que descreva, sucintamente, sobre o conteúdo dela, de forma clara e direta. Não insira no título do site palavras relacionadas a promoções, preço ou ofertas.

Através deles, os consumidores se sentirão atraídos a clicar em suas páginas e os buscadores levarão em consideração os títulos inseridos nas páginas do seu site.

Palavra-chave
Dentro do código-fonte do seu site, algumas linhas que deverão ser destinadas às Meta tags, que são linhas de código HTML. Elas são como “etiquetas” que, entre outras coisas, descreverão o conteúdo do seu site para os sites de busca. É nelas que você vai inserir as palavras-chave que ajudarão o seu cliente a encontrar o seu site.

Seu site alcançará mais facilmente potenciais clientes se utilizadas palavras-chave assertivas. Faça uma lista de palavras ou expressões que você acredita que descrevem o conteúdo do seu site.

URL amigáveis
Quanto mais amigável seja seu conteúdo, e isto inclui seus títulos, nomes das imagens, palavras-chaves, mais facilmente seu site poderá ser indexado e consequentemente encontrado por seus clientes.

Porém, há um ponto aqui, de extrema importância, frequentemente esquecido pelos programadores de site: apostar em URLs amigáveis. Opte por inserir nas URLs das páginas do seu site as palavras-chave relacionadas ao conteúdo daquela página.

Assim, os chamados robots conseguirão rastrear e indexar seu site.

Conteúdo
O conteúdo do seu site é determinante não só para a motivação de compra do seu cliente como para os buscadores. Quanto mais relevância tem o seu site, mais importância ele terá nos buscadores. Use e compartilhe sempre conteúdo relevante e, principalmente, interessante a seus consumidores. Isso, sim, chamará sua atenção, ocasionando mais conversões.

Estes são os pontos básicos de SEO e devem ser
primordiais na construção do seu site. Sem isto, seu site não terá grandes
chances de estar bem posicionado nos sites de busca, onde estarão a maioria dos
seus clientes virtuais

Sucesso!