Otimização da largura de banda no Apache e no Nginx

17:18

Todos desejam usar menos largura de banda: Os hosts querem contas com menos tráfego, os usuários de dispositivos móveis desejam ficar abaixo dos seus limites de navegação, e ninguém quer esperar por bytes desnecessários. A Web está cheia de oportunidades para utilizar largura de banda desnecessária: páginas sem gzip, folhas de estilos sem compressão, JavaScript não reduzido, e imagens não otimizadas, para citar algumas.

Todos devemos implementar métodos para economizar tráfego e entregar apenas o necessário aos clientes, alguns dos métodos são: Compactar HTML, CSS, Javascript, fazer cache de arquivos, otimizar imagens para Web e várias outras.

Por que a Web já não está otimizada para largura de banda? Se essas economias são boas para todos, por que ainda não foram corrigidas? A maioria é bastante inconveniente. Os designers da Web são encorajados a “economizar para a Web” quando exportam suas ilustrações, mas nem sempre se lembram disso.  Os programadores de JavaScript preferem não trabalhar com código reduzido porque isso torna a depuração mais difícil. É possível configurar um fluxo personalizado garantindo que cada uma dessas otimizações seja aplicada ao seu site todas as vezes como parte do processo de desenvolvimento ou de implantação. Contudo, isso é bastante trabalhoso.

Uma solução fácil para os usuários da Web é utilizar um proxy de otimização como o do Google Chrome. Quando os usuários aceitam esse serviço, o tráfego HTTP acontece por meio do proxy do Google, que otimiza o carregamento da página e reduz o uso da largura de banda em 50%.  Ao mesmo tempo que isso é ótimo para esses usuários, é limitado para as pessoas usando o Google Chrome que ativam o recurso, e não consegue otimizar o tráfego HTTPS.

Com a Otimização da largura de banda, a equipe do PageSpeed está trazendo essa tecnologia para os webmasters. Assim, todos se beneficiarão: usuários de outros navegadores, sites seguros, usuários de computadores e proprietários de sites que desejam diminuir sua conta de tráfego de saída. Basta instalar o módulo PageSpeed no seu servidor Apache ou Nginx [1] e ativar a Otimização da largura de banda nas suas configurações, e o PageSpeed fará o restante.

 

optimize-for-bandwidth
Captura de tela da configuração

Se mais tarde você ficar interessado em otimizações mais avançadas do PageSpeed, desde extensões de cache e inserção in-line a imagens de lazyload e delegação de JavaScript mais intensos, basta ativá-las nas configurações do seu PageSpeed.

Saiba mais sobre a instalação do PageSpeed ou a ativação da Otimização da largura de banda.

[1] Se estiver usando um servidor de Web diferente, considere executar o PageSpeed em um proxy Apache ou Nginx.  Tudo está em código aberto, com esforços de portabilidade em andamento para IIS, ATS e outros.

Notícia em: GoogleWebMaster


Todos os servidores da Turbosite estão utilizando tecnologias de redução de tráfego e cache. Seu site muito mais rápido e Seguro! Contrate quem está no Mercado a mais de 15 anos. Hospedagem de Site é na Turbosite.