Os riscos da cloud computing

09:45

Nuvem computacional ou cloud computing consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, ao invés de ter essas ferramentas localmente. Vários usuários transferem as suas vidas computacionais do desktop para a nuvem e dependem de aplicativos hospedados na web para armazenar e acessar e-mail, fotos e documentos. Mas esta nova fronteira envolve sérios riscos que não são tão óbvios à maioria das pessoas:

1) Menos proteção à privacidade sob os olhos da lei
Para obter as informações que você tiver armazenado nos servidores de terceiros na web, nos EUA eles só precisam de uma citação, o que é bem mais fácil de se conseguir. Este tipo de busca também pode ocorrer até mesmo sem o seu conhecimento.

2)Frágeis sistemas de segurança são fáceis de invadir
O governo ter acesso aos seus dados armazenados na nuvem provavelmente é uma preocupação muito menor do que um indivíduo qualquer ilegalmente ter este acesso.

Em aplicativos colaborativos na web que são feitos para grupos as questões de segurança se relacionam com todos os envolvidos.

3) Travamento de dados e controle de terceiros
Quando você vive na nuvem, você está à mercê de uma empresa que pode tomar decisões sobre os seus dados e plataforma de maneiras nunca vistas antes na computação.

4) Indisponibilidade do servidor e congelamento de conta
Os servidores podem sair do ar, e quando você depende de um aplicativo na web para acessar algum arquivo ou e-mail. Tecnologias offline como o Google Gears, funcionalidades decentes de exportação e um bom sistema de backup podem aliviar esta questão em particular, mas nem todos os sistemas oferecem estes recursos.

A chave é saber no que você está se metendo ao tomar esta decisão, organizar os seus próprios mecanismos de segurança pessoal (como endereços alternativos de e-mail e seleções de senhas) e fazer lobby para obter maior proteção ao usuário ao hospedar provedores de serviço na nuvem.

Fonte: imasters