O que você deve fazer com um PC novo antes de usá-lo

10:10

Você pode economizar um tempo precioso no caso de problemas no futuro, apenas preparando o seu computador.

Assim que o seu computador já estiver com todos os cabos necessários plugados (no caso de um desktop), conectado à rede doméstica (se tiver uma) e com sistema operacional instalado, você está pronto para realizar alguns ajustes e configurações. Fazem parte dessa rotina inicial, eliminar coisas que não se deseja, criar contas no sistema operacional para quem for usar o PC, instalar aplicativos e fazer o primeiro backup de segurança.

Seguem cinco ações que você deve fazer com seu computador novinho antes de colocá-lo em uso:

1 – Remova o lixo pré-instalado:
O número de aplicativos desnecessários que os fabricantes instalam no disco de um PC novo é enorme. Se o aplicativo está lá e você não o quer, não sabe sua função, tem outro aplicativo de sua preferência e que faz a mesma coisa, então trata-se de um programa desnecessário que você pode viver sem. Mantê-lo instalado significa que ele vai ocupar espaço no seu HD e pode até gerar conflito com outra aplicação que venha a ser instalada por você.

2 – Crie as contas de usuário:
Caso o seu computador venha a ser utilizado por mais de uma pessoa, o ideal é que cada uma delas tenha contas separadas. Para fazer isso, no Vista, clique em Iniciar, Painel de Controle e depois no ícone de Contas de Usuário. No Windows XP, clique em Iniciar, Configurações, Painel de Controle e depois no ícone Contas de Usuário. Cuidado na hora de atribuir privilégios de Administrador.

3 – Instale os aplicativos:
Os primeiros softwares que você de instalar são aqueles que irão lidar com a segurança como soluções integradas de segurança, firewall, anti-spyware, etc. Uma vez instalados, atualize-os imediatamente para a versão mais recente nos sites dos respectivos desenvolvedores.

4 – Faça backup do sistema:
Faça sua “própria” ferramenta de recuperação com uma ferramenta de backup de imagem de disco. Caso use o ,b>Vista Business ou Ultimate, seu computador já possui um software para isso. Para usá-lo, clique em Iniciar, digite backup, selecione Backup Status e Configuração e pressione a tecla Enter. Clique em Backup completo do PC e em Criar um backup agora. Para outras versões do sistema operacional, uma boa alternativa é o DriveImage XML.

5 – Transfira o conteúdo do PC antigo para o novo:
Caso esteja trocando de computador, a maneira mais fácil de importar seus arquivos pessoais do PC velho para o novo PC com Vista e conectar ambos à rede é clicando em: Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas de sistema e Transferência fácil do Windows. Caso utilize o XP na máquina nova, selecione: Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e Assistente para transferências e configurações. Basta seguir as orientações do assistente para, em pouco tempo, ter os dados replicados no sistema novo.

Se não dispuser de uma conexão de rede, utilize um drive externo para copiar os dados.

Fonte: PC World