O e-mail marketing está com os dias contados?

09:16

Poucos sabem, mas o e-mail surgiu em 1971. E foi a primeira forma de comunicação através da internet, e se tornou altamente comercial, a ponto de as empresas o utilizarem como ferramenta de marketing.

Posso dizer que o e-mail marketing foi usado exaustivamente e com ótimos resultados até os anos de 2009, e quem trabalha de perto com internet pode observar que a partir desta época, esta ferramenta começou ter quedas de resultados bastante expressivos, principalmente na conversão de vendas.

É o fim desta forma de divulgação? Acredito que não. Nem o e-mail como meio de comunicação, nem como estratégia de marketing. Mas acredito que a forma com que esta ferramenta é usada está mudando! Ou já mudou! Embora muitas pesquisas ainda afirmem que esta ferramenta ainda gera muitos resultados quem atua na área sabe que a coisa mudou.

Um ponto altamente relevante são que as empresas, através de seus funcionários da nova geração, vem trocando o antigo e-mail por novas formas de comunicação, como redes sociais e SMS e outras ferramentas de comunicação instantânea. E temos que considerar também que o volume de SPAM tem feito com que as pessoas percam a credibilidade nesta ferramenta.

Mas o e-mail marketing, se bem usado, é uma poderosa ferramenta de marketing! E que pode sim atingir a um enorme público interessado no seu produto ou serviço!

Então como podemos ter resultados usando e-mail marketing?

 

Seguem algumas dicas:

COMPRAR LISTAS DE EMAIL
– Jamais! Normalmente as listas vendidas em internet já foram cobradas por centenas de outras empresas e tratam-se de endereços que devem receber dezenas de outros e-mails todos os dias. Certamente esta pessoa não irá ler o seu e-mail! Além de tudo, estas listas nem sempre tem uma boa qualidade, possuindo endereços desatualizados, e que nem existem mais. E algumas delas nem mesmo possuem segmentação, e você estará enviando e-mails a pessoas que não tem o perfil para ser seu cliente.

CONTEÚDO
– Tudo em exagero cansa!
E o envio de e-mail marketing, por mais interessante que seja a sua oferta, não vai ser diferente! Evite o envio exagerado de propaganda para seus usuários. Recomendo aqui, que sempre que for possível, troque o disparo de e-mail marketing por uma Newsletter, ou seja, um boletim informativo, com links de notícias ou artigos que possam ser interessantes ao seu cliente. Na newsletter, você pode inserir banners promocionais, porém seu cliente é que decidirá se tem interesse ou não pelos seus produtos.

USUÁRIOS CADASTRADOS
– Seu mailing deve ser composto por pessoas que se cadastraram em seu site e desejam receber informações sobre seu negócio!

RESPEITE AO USUÁRIO NÃO CADASTRADO
– Lembre-se, o usuáriopode optar por não querer mais receber seus e-mails e precisa ser respeitado! Não receber mais suas mensagens não significa necessariamente que ele não quer mais fazer negócios com sua empresa no futuro. Mas se você não respeitar uma vontade dele no presente, com certeza perderá o cliente e ganhará um inimigo.

Usando com bom senso, é uma ferramenta fundamental e muito poderosa para o seu negócio, pois cria um interessante vinculo com seu cliente. Não desperdice essa chance!