Microsoft lança centro de tecnologia em São Paulo

18:37

RIO – A Microsoft anunciou nesta terça-feira o início das atividades de mais um Microsoft Technology Center (MTC), desta vez no Brasil. Em um evento em São Paulo, a criadora do Windows inaugurou um espaço de 1.300 metros quadrados no edifício Torre das Nações Unidas. O local funcionará com um centro de simulação de tecnologia para parceiros, clientes corporativos, ONGs e estudantes.

Quem visitar o MTC poderá testar soluções de comunicação à distância, salas de monitoramento e ambientes de conferência multimídia – todos equipados com softwares da Microsoft – nos laboratórios da companhia. O foco são empresas de vários portes, abrindo espaço também as start-ups nacionais, que receberão incentivo.

Durante a inauguração, foi feita a demonstração do ProDeaf, um software desenvolvido pela Proativa que traduz textos e frases (por comandos de voz) para a linguagem de sinais (libras). O objetivo é melhorar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva permitindo uma conversa independente com ouvintes.

Atualmente funcionando em smartphones, o sistema pode ser integrado a plataformas Microsoft como o Skype ou ainda ter seu sistema revertido, utilizando o Kinect – sensor de movimento do Xbobx 360 – para para “ler” os gestos.

De acordo com a Microsoft, este é o 17º centro de fomento a tecnologia e informação fora dos Estados Unidos. Na America Latina, o MTC de São Paulo é o maior e o segundo a ser inaugurado na região; o primeiro estreou no México, em 2011. Outras cinco cidades do Brasil receberão uma sede do MTC, três delas já foram escolhidas: Rio de Janeiro, Salvador e Recife. No Rio, o MTC fará parte do projeto Porto Maravilha.

Acordo é firmado para incentivar inovação no Brasil

No ato de inauguração, a Microsoft assinou um protocolo de intenções com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em nome do governo brasileiro, para a criação de seis encubadoras de tecnologia a fim de estimular a inovação no país.

A ideia, segundo o diretor de inovação da Microsoft, Paulo Iudicibus, é que “cada um das seis encubadoras cuide do incentivo de pelo menos dez start-ups”. Os setores que receberão mais atenção serão saúde, educação, óleo e gás e games.

A gigante americana de software tem ainda um programa de fomento a pequenas empresas, o BizSpark, por onde já passaram mais de duas mil start-ups brasileiras.

Microsoft investe US$ 10 milhões em MTC de São Paulo

No total, há 700 terabytes de capacidade no datacenter do novo MTC para que sejam feitas todas as simulações de software necessárias, além de 360 processadores de alta potência.

O investimento total do MTC de São Paulo foi de US$ 10 milhões e contou com a ajuda de 15 parceiros como AMD, Dell, Intel, HP e Nokia – que vêem na iniciativa uma oportunidade para demonstrar suas soluções integradas à plataforma da Microsoft.

– A nossa ideia é reforçar a estrutura e a presença da Microsoft no país – afirma Michel Levy, presidente da Microsoft no Brasil. – Vamos aproveitar as políticas o país junto aos instrumentos da Microsoft para criar novas oportunidades.

A Microsoft Brasil possui 14 escritórios no Brasil e é líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação.