Melhore o desempenho do seu PC com Windows

08:30

Independente da versão do Windows que você utilize, é possível eliminar processos desnecessários e resquícios de programas já desinstalados para melhorar o desempenho e a eficiência do sistema.

Realizar atualizações no hardware (adição de um novo processador, mais memória ou um disco rígido mais veloz), desativar ferramentas desnecessárias e desabilitar programas indesejados durante a inicialização. Tudo isso pode melhorar muito a performance geral de um PC com Windows.

É recomendável que antes de executar qualquer programa no computador, seja feito um backup de segurança do registro do sistema, seja criado um ponto de restauração e feito backup dos seus dados.

1. Corte os excessos
O sistema operacional da Microsoft é carregado de efeitos que usam muitos recursos do hardware, sem trazer benefícios para o usuário. Caso decida desativar alguns deles, o Windows utilizará os recursos liberados para a realização de aplicativos utilizados por você.

No Windows XP abra o Painel de Controle, Sistema e clique na aba Avançado. Clique em Configurações (Desempenho) e selecione a opção Ajustar para obter um melhor desempenho.

No Vista, desabilite a barra lateral onde ficam os widgets. Tanto no Vista como no Windows 7, desabilitar a funcionalidade Aero irá liberar uma parcela significativa da memória do PC, melhorando o poder de processamento.

Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e selecione Personalizar. No Vista clique em Aparência e Cor da Janela, e desmarque a opção Habilitar Transparência. No Windows 7, selecione o tema Windows 7 Basic.

2. Desative aplicativos
É necessário chegar se os aplicativos instalados estão consumindo recursos a ponto de prejudicar o funcionamento geral do computador, deixando-o excessivamente lento. Programas que são configurados para serem carregados quando o Windows é carregado deixam o boot mais lento. Muitos desses programas continuam em execução, ocupando espaço na memória.

No Windows 7 ou no Vista, clique em Iniciar e digite msconfig, no campo para pesquisa de arquivos e programas, e dê Enter. Na janela de configuração do sistema, selecione a aba Inicializar. Na coluna de comando, procure pelos programas que não quer que sejam iniciados durante o boot. Desmarque todos os programas que desejar. Quando terminar, clique em OK.

Você também pode encontrar serviços que alteram o desempenho do seu computador; a Microsoft recomenda que também se faça ajuste neles, no caso para quem tem o Windows 7. Clique em Iniciar, digite services.msc, no campo de buscas, e dê Enter. A janela de serviços irá abrir, com uma lista de opções e executáveis que é mais confusa do que a janela de Inicialização.

Para identificar quais serviços desativar (e quais deixar ativos), verifique na página do Black Viper uma lista com todos os serviços do Windows 7 (e de todas as edições), que você deve modificar e que parâmetros devem ser ajustados.

Você deve se preocupar apenas com a listagem Tipo de Inicialização que aparecerá na tela em seguida. Substituindo entre os modos Automático, Manual e Desabilitado, dependendo das recomendações do Black Viper,você conseguirá controlar exatamente quais serviços devem ser inicializados durante o processo de boot do Windows e durante o uso comum do sistema operacional.

3. Mantenha o desempenho em alta
Limpe também a pasta de arquivos temporários, geralmente localizada no diretório C:\Windows. Faça isso sempre que iniciar seu sistema.

Não utilize a ferramenta de desinstalação do Windows 7 ou a opção desinstalar de um programa para remover um aplicativo de seu drive. Em vez disso, use o utilitário gratuito Revo Uninstaller. Esse aplicativo remove programas usando a rotina padrão de desinstalação, além de escanear seu sistema e Registro para limpar todos os traços deixados pelo programa no disco rígido.

Fonte: PCWorld