Infográfico: Google conta como funciona seu sistema de busca

15:48

Você está na frente do computador e tem uma dúvida, qualquer uma que seja. O que você faz? Uma busca no Google é a resposta da maioria. E se em algum momento você parou para pensar como funciona este tipo de busca, o próprio Google responde em How Search Works, uma espécie de infográfico interativo que mostra um passo a passo do processo que começa com a indexação de 30 trilhões de páginas – número que cresce a todo o momento -, passa por algoritmos e o combate ao spam para chegar à uma lista de resultados.

Se 30 trilhões de páginas indexadas parece um número absurdo, imagine então o espaço ocupado por elas: mais de 100 milhões de gigabytes. Já os algoritmos são constantemente aperfeiçoados pelo Search Lab. Os resultados são organizados com base em mais de 200 fatores, como qualidade do site e contexto do usuário.

Ao longo do infográfico, há links que direcionam o usuário para páginas com informações mais aprofundadas. De qualquer maneira, é uma forma bacana de satisfazer a curiosidade, com boa informação apresentada de maneira fácil e rápida. No final, ainda é possível descobrir quantas buscas foram realizadas durante o tempo que você usou para acessar o site.

g2

google1

Eu vi no Brainstorm9