HTML – PARTE 9

17:17

Tabelas

Tabelas são usadas para apresentar “dados tabulares” , isto é, informação que deva ser apresentada em linhas e colunas, de forma lógica.

É difícil?

Criar tabelas em HTML pode parecer complicado, mas se você ficar frio e acompanhar passo a passo a explicação, verá que tudo é evidente – tal como acontece com tudo no HTML.

Exemplo 1:

<table> <tr> <td>Célula 1</td> <td>Célula 2</td> </tr> <tr> <td>Célula 3</td> <td>Célula 4</td> </tr></table> 

Será renderizado no navegador assim:

Célula 1Célula 2
Célula 3Célula 4

Qual a diferença entre <tr> e <td>?

Como você deve ter visto no exemplo acima, este foi o código HTML mais complicado que escrevemos até agora. Vamos analisar isto por partes e explicar as diferentes tags:

3 tags básicas são usadas para inserir tabelas:

<table> começa e termina uma tabela. Evidente.
<tr> significa “table row” – linha de tabela – começa e termina e uma linha horizontal da tabela. Também evidente.
<td> significa “table data” – dados da tabela. começa e termina cada célula contida nas linhas da tabela. Tudo simples e evidente.

Eis o acontece no Exemplo 1: a tabela começa com <table>, segue-se uma <tr>, que indica o início de uma nova linha. Duas células são então inseridas na linha: <td>Célula 1</td> e <td>Célula 2</td>. A linha termina com </tr> e uma nova linha <tr> começa imediatamente a seguir. A nova linha também contém duas células. A tabela termina com </table>.

Para esclarecer: linhas são horizontais e colunas são verticais, ambas contendo células:

Célula 1Célula 2
Célula 3Célula 4

Célula 1 e Célula 2 formam uma linha. Célula 1 e Célula 3 formam uma coluna.

No exemplo acima a tabela tem duas linhas e duas colunas. Uma tabela pode conter um número ilimitado de linhas e colunas.

Exemplo 2:

<table> <tr> <td>Célula 1</td> <td>Célula 2</td> <td>Célula 3</td> <td>Célula 4</td> </tr> <tr> <td>Célula 5</td> <td>Célula 6</td> <td>Célula 7</td> <td>Célula 8</td> </tr> <tr> <td>Célula 9</td> <td>Célula 10</td> <td>Célula 11</td> <td>Célula 12</td> </tr></table> 

Será renderizado no navegador assim:

Célula 1Célula 2Célula 3Célula 4
Célula 5Célula 6Célula 7Célula 8
Célula 9Célula 10Célula 11Célula 12

Existem atributos?

Claro! existem atributos. Por exemplo, o atributo border que é usado para definir a espessura de uma borda em volta da tabela:

Exemplo 3:

<table border="1"> <tr> <td>Célula 1</td> <td>Célula 2</td> </tr> <tr> <td>Célula 3</td> <td>Célula 4</td> </tr></table> 

Será renderizado no navegador assim:

Célula 1Célula 2
Célula 3Célula 4

A espessura da borda é especificada em pixels

Tal como fizemos com as imagens, podemos definir width – largura – em pixels, para uma tabela – ou alternativamente em percentagem da tela:

Exemplo 4:

<table border="1" width="30%"> 

Este exemplo renderiza no navegador uma tabela com largura igual a 30% da largura da tela. Tente você mesmo.

Mais atributos?

Existe uma grande quantidade de atributos para tabelas. A seguir mais dois:

  • align: define o alinhamento horizontal do conteúdo da tabela, de uma linha ou de uma célula. Por exemplo, left, center ou right (à esquerda, no centro ou à direita).
  • valign: define o alinhamento vertical do conteúdo de uma célula. Por exemplo, top, middle ou bottom (em cima, no meio ou em baixo).

Exemplo 5:

<td align="right" valign="top">Célula 1</td> 

O que posso inserir em tabelas?

Teoricamente você pode inserir qualquer coisa em uma tabela: texto, links e imagens… MAS, tabelas destinam-se a apresentar dados tabulares (isto é, dados que por sua natureza devam ser apresentados em linhas e colunas) então abstenha-se de colocar coisas dentro de tabela simplesmente porque você deseja que elas estejam próximas umas às outras.

Nos primórdios da Internet – isto é, há poucos anos atrás – tabelas eram usadas como ferramenta para construir layout. Se você quer controlar a apresentação de textos e imagens, existe uma maneira bem mais racional (dica:CSS). Adiante veremos isto.