Garanta a segurança do seu pen-drive

11:11

Pen-drives oferecem diversas vantagens com relação a outros dispositivos de armazenamento portáteis. São mais compactos, rápidos, têm maior capacidade de armazenamento e são mais resistentes devido a ausência de peças móveis.

Mas pen-drives podem ser portadores de vírus e outras pragas virtuais. Além disso, a portabilidade do pen-drive facilita a sua perda. O melhor é conhecer alternativas para garantir a sua segurança e a de seus dados.

1) Antivírus: toda vez que você pluga um pen-drive no computador, o antivírus faz uma varredura da memória para ver se algo errado está alojado alí. Mas o antivírus de outras pessoas pode não ser confiável, então é recomendável carregar uma versão de antivírus no seu próprio pen-drive. Abaixo, disponibilizamos uma versão gratuita para você!

2) Segurança dos dados: já existem pen-drives com soluções interessantes que trancafiam a informação. Uma delas é o “fingerprint”, ou impressão digital, que permite que você carregue os dedos de até 10 usuários, e somente eles terão acesso a uma partição privada. É possível definir também o quanto irá sobrar para a partição pública que dá acesso a qualquer um. Para desbloquear o acesso, é necessário ter um pen-drive plugado na entrada USB, além da confirmação da impressão digital

A proteção não precisa ser feita somente através de um hardware como o leitor de impressão digital. Há vários softwares de criptografia para você baixar e instalar no seu pen-drive. Com eles, as informações são criptografadas e a pessoa só terá acesso aquele arquivo quando informar uma senha. Abaixo, também disponibilizamos um link para o download gratuito.

3) Cuidado com pen-drives baratos
Alguns pen-drives são vendidos com capacidade de 32GB, mas não é possível gravar mais de 4GB neles. Muitas pessoas pegam essa informação digital e a alteram, dizendo que há 32 ou 64GB. Quando você conectar o pen-drive no computador, ele irá informar que a capacidade é de 32GB, embora o equipamento tenha uma capacidade muito menor. Por isso, não acredite em vendedores que oferecem pen-drives a valores muito baixos.

Agora que você já sabe como garantir a segurança dos dados, que tal incrementar seu pen-drive com alguns programas exclusivos? Baixe através dos links abaixo:

* Antivírus gratuito
* Programa de criptografia gratuito
* Liberkey – programas gratuitos para turbinar o seu pen-drive

Fonte: olhardigital.com.br