Existe perfil para ter um negócio online?

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Para possuir uma loja física, não é necessariamente preciso ser um PHd em Gestão de Negócios, basta ter tino comercial, prestar um bom serviço, bom atendimento, estar atento ao que a concorrência faz e divulgar bem seus produtos ou serviços, correto?

E na internet, para se ter uma loja online basta ter as mesmas habilidades. Correto também?

Não! As habilidades acima serão fundamentais, mas não são suficientes! Elas serão necessárias para o seu primeiro passo no mundo virtual.
Porém, a internet lhe exigirá um conhecimento maior em gestão, pois será imprescindível a analise frequente de gráficos, números, desempenho e indicadores, e em cima destas informações, várias decisões deverão ser tomadas.

Mas não se preocupe se este é um caminho que pretende trilhar em breve! Não é nada de outro mundo, apenas exigirá de você uma atenção para dados que talvez você não usaria em um negócio físico com tamanha frequência.
Para simplificar segue um breve comparativo entre Loja Física e Loja Online:

Características determinantes em uma Loja Física

Aqui, vamos aos 4 Ps.

– É necessário você possuir um mix de produtos adequado seu mercado. (PRODUTO)

– Atenção ao preço praticado pelos concorrentes a fim de saber se o seu está dentro do que o mercado pratica. (PREÇO)

– Estratégias de divulgação do produto (PROMOÇÃO).

– Localização da loja, onde há que se avaliar a decisão de abri-la em Shoppings e Galerias, centro da cidade, ruas de alto fluxo etc. (PONTO).

Entretanto, se analisarmos a fundo grandes e conhecidas lojas brasileiras, veremos que nem sempre os 4 Ps são feitos de forma excelente! Há lojas onde a localização e excelente mas o mix de produtos deixa a desejar, outras que pecam no preços, e por ai vai…

Mas, é bom saber que o mundo virtual exige mais!

 

Características determinantes em uma Loja Online.

Não esqueçamos aqui os 4P´s, eles continuam valendo! Mas existem ainda mais P´s no mercado virtual e você deve estar preparado para eles, e uma das características que poderíamos citar como decisiva é A CAPACIDADE DE GERIR INDICADORES.

Bingo! Administrar uma loja online vai além de uma boa experiência em lojas físicas! É necessário estudar frequentemente os cenários e análises comportamentais dos consumidores web, através de pesquisas, análises estatísticas e a correta compreensão dos indicadores. Tudo isso faz parte da rotina do gestor web.

Em uma boa Loja Física de Eletrodomésticos, por exemplo, além de vários pontos relevantes nos 4P´s, como localização e preço, podemos destacar a importância da exposição destes produtos na loja, possibilidade de ter uma cozinha montada como modelo. Enfim, o ambiente será muito importante na fórmula de sucesso do seu negócio!

Agora, uma loja online deste mesmo segmento exige outras atenções. É preciso entender as dificuldades de se comprar este produto a distância, como:
ter o maior número de informações possíveis do produto, pois não haverá vendedor para esclarecer; saber as dimensões do produto, pois o consumidor não esta vendo este produto ao vivo e não sabe se o mesmo cabe no espaço que possui em casa; ou saber onde seus clientes irão procurar pelo seu produto na internet.
Aqui, é necessário saber as dificuldades dos adultos ao escolherem o produto ideal e como encontrá-los na internet. São pontos-chave na captação e fidelização dos clientes! De nada adianta uma loja linda, super colorida, se você não sabe o que seus clientes buscam e como irão achar você em suas buscas online!

Ou seja, a “Internet” é ampla demais! É um novo mundo de inúmeras possibilidades de venda quanto na exigência de conhecimentos de gestão.

Mas em contrapartida, são também inúmeras as possibilidades de vendas! É um mercado sem fim, que, se for bem utilizado, pode multiplicar em muito seus negócios!