Dicas para aumentar sua segurança on-line

16:59

Os golpes on-line aumentaram drasticamente nos últimos anos, muitas das vezes, devido à falta de cuidado das próprias vítimas. Diversos usuários enfrentam situações como caixa de e-mails cheia de spam, cartões de crédito clonados, entre outros, e isso aumentou o receito de realizar qualquer operação na web. Pequenos detalhes ajudam a evitar golpes e ataques no mundo virtual. Confira as dicas e saiba como aumentar a sua segurança on-line.

Questionários
Cuidado ao preencher questionários. Alguns sites são abusivos e perguntam informações que não são necessárias. Se você julgar que não é importante fornecer esses dados, é melhor preencher com informações fictícias. Isso pode ser uma porta aberta para empresas utilizarem em excesso telemarketing, e-mails ou correio.

Senhas
Utilize senhas diferentes para cada serviço, mas com alguma lógica para que você não se perca em meio a tantos códigos. Se a sua senha mais usada é, por exemplo, 6578, tente variar, colocando-a sempre junto com o nome do serviço: 6578gmail, 6578youtube, 6578facebook, ou invente uma outra técnica que só você saberá. Assim, você pode evitar que algum hacker descubra a sua senha e invada toda a sua vida on-line.

Links
Nunca clique em links. Prefira o famoso Ctrl+C/Ctrl+V. Ou então, clique com o botão direito do mouse sobre a palavra linkada, vá em copiar link, cole na barra do seu navegador, e antes de apertar o enter, confira se o link não é suspeito. Mas leia o link com atenção. Um endereço estranho pode ser www.youtubi.com, onde o “e” final foi substituído pelo “i”.

Cartão de crédito
Se você não conhece o site ou a empresa por trás dele, nunca informe o número do seu cartão de crédito, e mesmo que você conheça e confie, verifique se o endereço começa com HTTPS://, ou então, que um ícone de cadeado apareça do lado do endereço ou no canto inferior direito da tela. Se não conhece a empresa, mas mesmo assim está tentando comprar algo lá, faça uma pesquisa no Google. Caso seja uma empresa problemática, certamente você encontrará várias informações referente a ela.

Antivírus e Firewall
Mantenha antivírus e firewall ativados e atualizados. E evite programas piratas. Muitas páginas que oferecem esse tipo de download entregam além do arquivo, um cavalo de troia que pode lhe causar problemas futuros.

Evite utilizar o Internet Explorer
Utilize outro browser que não o Internet Explorer. Pelo fato de ser o navegador mais utilizado no mundo, é também o mais almejado dos hackers, afinal, eles sempre querem atingir o mais número possível de pessoas.

Leia os termos de uso
Sempre leia os termos de uso antes de se cadastrar em qualquer site. Alguns contém termos como “tudo que você fizer aqui será gravado e podemos utilizar ou vender essas informações depois, sem te remunerar pelo lucro”. Pense bem antes de aceitar, ou poderá ser tarde demais caso você se arrependa.

Fonte: Olhar Digital


Comments are closed.