Dicas de Usabilidade para Carrinhos de Compras

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O que conhecemos hoje de E-Commerce surgiu na década de 90, e já foi chamado por vários nomes, mas o que manteve inalterável foi que os consumidores querem sites de fácil manuseio. As vendas passam a ter um desempenho inferior ao seu potencial quando param de oferecer uma boa usabilidade. Não adianta estipular uma verba alta para anúncios e promoções se o site não sabe vender. Para ter sucesso no mundo do e-commerce os sites devem ser criados para venderem, e muito bem!

Diversas formas podem revelar se a usabilidade – e carrinho de compras – opera corretamente. Uma delas é o Google Analytcs, uma ferramenta de análise que, por exemplo, permite estudar o comportamento dos usuários gratuitamente. Quando perceber algo estranho procure determinar o problema! É de suma importância que entenda como o sistema do site funciona e assim monitorá-lo e aprimorá-lo.

Existem também espaços utilizados para realizar testes com consumidores antes mesmo de o site ser lançado, é chamado de laboratórios de usabilidade, com ele é possível identificar lacunas de usabilidade melhor que qualquer software disponível na internet. São problemas invisíveis ao “olho mecânico” e requerem estudos detalhados por especialistas. De todo modo, essa eficiência existe um preço, apesar de o custo beneficio ser vantajoso, se não tiver verbas suficiente procure uma alternativa.

Abaixo serão abordados alguns fatores que podem ajudar na usabilidade do carrinho de compras:

Elementos do carrinho de compras:  Antes de atingir um nível ideal de usabilidade alguns elementos devem ser desenvolvidos e controlados. Nem tudo pode ser superado, mas em parte contido. Entender a natureza humana e como as pessoas utiliza o seu site pode ajudar a escolher elementos que realmente sejam úteis aos consumidores.

Feedback visual: Consumidores tem a necessidade de visualizar uma confirmação visual de todas as ações que realizam no site. Sites que não oferecem feedbacks visuais durante a transação correm o risco de perder a venda, podem gerar insegurança entre os compradores e passam a impressão que não operam corretamente.

Evite JavaScript: É uma linguagem de programação que precisa do suporte do navegador para funcionar. Por exemplo, se o feedback visual for feito em javascript e o navegador do cliente não suportar a linguagem o recurso não funcionará. Logo terá um efeito negativo no site e nas funções do carrinho de compras.

Evite Flash: O mesmo problema do javascript. Porém, mais grave. O flash precisa ser instalado no computador do cliente e também precisa estar na mesma atualização que o seu site de compras. Todos aqueles que usam uma versão inferior do seu site terá que baixar a atualização, podem ser redirecionado para o site do Adobe (fabricante do Flash) para baixar a nova versão e começar o processo de compra desde o inicio.

Utilize cores de forma inteligente: As cores do site é um elemento importante para obter uma boa usabilidade. Elas empregam o objetivo de hierarquizar os elementos do carrinho e sinalizar ao consumidor seu próximo passo. Por exemplo, se o site tem a cor verde predominante utiliza o azul em elementos com maior prioridade, como o botão “Comprar”, por exemplo. Tonalidades do verde neste caso também podem ser usadas.

Processo de pagamento ágil e fácil: Deve ser o mais curto e fácil possível. Quanto mais rápido o cliente finalizar a compra no processo de pagamento, maiores as chances de comprar e ficar satisfeito com a sua empresa.

Mostrar etapas do processo de pagamento: Cada etapa do processo deve indicar o número total de passos a serem seguidos, assim como a etapa atual. Isso ajudará os consumidores saberem o que fizeram e o que precisa ser feito.

Pedir informações na ordem correta: Informações de cartão de crédito nunca devem ser solicitadas até o cálculo e a apresentação de todos os encargos que incidem na compra. Pedir esta informação antes de divulgar as despesas totais aumenta as chances de o cliente abandonar sua loja.

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Fonte: E-Commerce News