Deixe sua conexão de rede mais rápida

08:30

Problemas que causam lentidão em redes de computadores são difíceis de resolver, mas alguns ajustes e atualizações podem acelerar o desempenho da sua rede no Windows. Veja como proceder:

1. Atualize firmwares e drivers
Instale a versão mais recente do Windows que seu computador puder comportar e procurar e baixar atualizações dos drivers da placa de rede instalada em seu PC. Veja no site do fabricante do roteador se existe um novo firmware para o modelo em uso. Faça o download e instale seguindo rigorosamente as instruções do fabricante.

2. Ajuste a configuração da placa de rede
Assim que instalar os softwares e firmwares, verifique se é possível fazer ajustes nas configurações da placa de rede em benefício de melhor desempenho do componente.

No Painel de Controle, selecione Central de Compartilhamento e Rede. Clique em Modificar Configurações da Placa, e depois, com o botão direito do mouse em sua Área de Conexão Local e selecione Propriedades.

Na tela que aparecer clique no botão Configurar, logo abaixo do campo Conexão. Selecione a aba Avançado, ajuste a opção “Link Speed & Duplex” para o nível mais alto, como 100 Mbps ou 1000 Mbps.

3. Liberte-se do Windows
O Windows Vista sufoca sua conexão de rede quando está rodando algum arquivo multimídia, para prevenir que os filmes pulem enquanto estiverem tocando. Mas você pode ajustar isso, editando um valor decimal da chave “NetworkThrottlingIndex”.

Antes de fazer alterações no Registro do Windows, é recomendável que você faça backup de segurança do registro do sistema, crie um ponto de restauração e faça backup dos seus dados.

Feito isso, no menu Iniciar, selecione Executar, digite regedit e e tecle Enter. No Editor do Registro, navegue até encontrar a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Multimedia\SystemProfile.

Aumente o valor decimal da chave para um número maior. Configurar para 100 desabilita o serviço. A Microsoft recomenda que esse valor não seja maior que 70, mas não há perigo em testar as configurações para ver se funcionam para você.

4. Tráfego inteligente do roteador
Jogos on-line, programas de streaming de media, serviços de telefone pela internet (VoIP) e aplicações P2P (serviços de compartilhamento de arquivos como BitTorrent) consomem muita banda de rede, devido à massiva quantidade de dados transmitidos. Para reduzir o consumo desses aplicativos, deve-se gerenciar esse tráfego usando a ferramenta de Redirecionamento de Portas do seu roteador.

Acesse a tela de configuração do seu roteador, por meio de um assistente específico ou pelo browser (o manual do equipamento mostra como fazer isso). Procure por uma opção que permita que você especifique o Redirecionamento de Portas (essa opção poderá estar nomeada de formas diferentes de um roteador para outro).

Quando encontrar, digite seu endereço IP (geralmente na forma de 192.*.*.*), e então selecione a porta desejada encontrada na tela de configuração de seu aplicativo (por exemplo, no software Skype essa informação encontra-se em Ferramentas, Opções, Avançado, Conexão).

Selecione os protocolos TCP e UDP para redirecionar e salve suas configurações. Para ver se a porta escolhida de fato alterou a velocidade de sua rede, inicie o aplicativo desejado e acesse a página www.canyouseeme.org. Digite o número de sua porta e clique no botão Check – se tiver uma resposta positiva, então está tudo certo.

Fonte: PC World