Defenda-se no Twitter

12:31

Existem vários perfis falsos (fake profiles) no universo do Twitter. Estes perfis seguem perfis verdadeiros e os induzem a clicar em diversos links com códigos maliciosos que, quando acessados, tentam infectar as máquinas com cavalos de troia (trojan), vírus e outras pragas virtuais em busca de dados como senhas de e-mails, senhas bancárias, números de cartões de crédito, entre outros.

As pessoas devem entender que o Twitter é uma rede social, e o objetivo maior é o relacionamento. Não importa o número de seguidores que você tenha, mas o relacionamento que mantém com eles. Se tiver 1.000 seguidores, mas não conseguir trocar informações com 10, o Twitter perderá a sua função social.

Mas muitas pessoas acreditam que quanto mais seguidores tiverem, mais populares serão, e na ânsia de conseguir novos seguidores, algumas aceitam serem seguidas pelos falsos perfis. Já não basta ter  antivírus, firewall, antimalware, aplicativos, utilitários e o próprio sistema operacional sempre atualizados. Esses perfis, vez por outra, se apoderam da conta de seus contatos e começam a espalhar falsas notícias para toda a rede de contatos, além de armadilhas e links nocivos.

Pensando em criar um mecanismo de defesa, algumas software houses desenvolveram complementos para se defender do spam da tuitosfera. Dois exemplos são o Twitted.me e o Twitblock.

Twitted.me
Trata-se de um serviço de anti-spam e também uma vacina contra spammers. Após se cadastrar no serviço gratuito, a pessoa adiciona as contas indesejadas em sua lista negra. O Twitted.me notifica o Twitter sobre os falsos perfis marcados on-line pelos seus clientes.

Twitblock
Esta ferramenta estrangeira, em sua versão alfa, checa determinadas contas e faz uma varredura na rede em busca de spammers e falsos perfis. Durante sua avaliação, o Twitblock exibe o perfil consultado usando como critério a quantidade de seguidos e seguidores. Se o perfil consultado possui muitos seguidos e poucos seguidores, este é um forte indício que pode caracterizar o spammer. Outro critério muito importante é se o perfil já foi bloqueado muitas vezes.

Na primeira análise do Twitblock, é exibido um relatório gráfico no qual aparecem os supostos e prováveis fakes. Você deve realizar a análise e decidir o que bloquear ou não. O importante é se proteger!

Acesse os sites e proteja-se:
Twitblock
Twitted.me