Crie senhas difíceis

09:38

É preciso estar alerta quando se trata de acesso à internet. Não se deve ignorar as implicações de segurança que estão por trás da utilização de dados em redes. E por incrível que pareça, muitos ataques ainda acontecem porque usuários não criam senhas seguras o suficiente.

O microblog Twitter, por exemplo, foi alvo de sérios ataques, que levaram os usuários a relevar suas contas e senhas de acesso, tendo suas contas sequestradas. Algumas delas foram utilizadas para espalhar o ataque, outras para espalhar vírus e spam.

Por isso, na hora de criar um código secreto, o ideal é fugir de senhas fáceis e fracas, que qualquer pessoa possa descobrir. Evite armadilhas comuns como suas iniciais, nomes de parentes, placa do seu carro, número de seu telefone, data de nascimento ou qualquer outra referência pessoal. O desafio é criar uma senha difícil de quebrar, mas que seja fácil de memorizar.

Uma dica para criar uma senha forte é pensar em uma frase e extrair as letras iniciais de cada palavra. Por exemplo: “No meio do caminho tinha uma pedra”, verso de Carlos Drummond de Andrade. Com esse verso, você poderia criar a senha nmdctup.CDA, que, para complicar, inclui um ponto e as iniciais do autor, em maiúsculas. Para dificultar ainda mais, é interessante criar senhas alfanuméricas. Neste caso, sim, você poderia utilizar a data do seu aniversário após a frase criada: nmdctup.CDA12, por exemplo.

Quando você for viajar e precisar acessar e-mails e outros serviços em redes públicas como lan house e cibercafés, o ideal é criar logins provisórios para proteger suas senhas. O serviço de gerenciamento de senhas Passpack permite criar logins descartáveis.

Para isso, crie uma conta no Passpack e cadastre os serviços desejados. Depois, na aba Security, clique em Disposable Login. Pressione o botão Generate e escolha o número de logins que serão criados e o prazo de expiração de cada um. O resultado final é uma lista de senhas com a expiração definida. Usando essas senhas, acesse o endereço https://www.passpack.com e faça o login seguro nos serviços cadastrados.

Fonte: Info