Como construir sua primeira campanha de email marketing

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Baixo custo de implementação somado a um retorno imediato das campanhas. Essa combinação de sucesso faz com que o email marketing seja cada vez mais utilizado pelas empresas. A ferramenta tem sido utilizada como forma de fidelizar clientes, lançar novos produtos e divulgar promoções.

E os resultados estão aí. Segundo pesquisas do setor, cerca de 71% dos e-consumidores já tomaram uma decisão de compra após receber uma campanha de marketing por email. Para ajudar você a preparar sua primeira campanha de email marketing, preparamos esse guia rápido, em 7 passos:

Passo 1: Tenha bem definido qual o objetivo da sua campanha
Você pode utilizar o email marketing com diversos objetivos em mente. Uma loja de e-commerce pode fazer campanhas para anunciar novas promoções enquanto uma empresa pode utilizar os mesmos recursos para informar seus clientes das últimas novidades da empresa. Para suas primeiras campanhas de email, prefira enviar conteúdos relevantes e informativos. Isso é importante para ajudar a construir seu relacionamento com a lista antes de tentar fechar uma venda.

Passo 2: Construa sua lista de email
Não existe campanha de email marketing se você não tiver pra quem mandar. Sua lista de assinantes é a matéria prima de tudo. É provável que você já tenha uma lista de email de clientes e prospects que podem e devem ser trabalhados. Outra coisa importante é colocar um formulário de cadastro no seu site. Em pouco tempo, sua pequena lista de assinantes começará a crescer e isso certamente vai ajudar a alavancar seu negócio.

Passo 3: Prepare uma campanha matadora
Você conhece bem quem são os seus assinantes. Agora é hora de saber que tipo campanha funciona melhor com seu público. Para uma campanha matadora, defina o tipo de linguagem que será utilizada, se será informal, se pretende utilizar imagens e elementos gráficos na campanha. E tão importante quanto o visual é o conteúdo. Pense em assuntos e produtos que vão chamar a atenção do leitor e gerar alta conversão de vendas.

Passo 4: Compreenda o seu público
Gerenciar campanhas de email marketing em diferentes setores e indústrias não é a mesma coisa. Se seu público predominante é de jovens, provavelmente enviará emails com mais elementos gráficos e linguagem mais informal do que enviaria se os seus clientes são empresas. Pense como sua tribo.

Passo 5: Não deixe sua campanha cair na caixa de spam
Como ter certeza que sua campanha não ficará perdida numa caixa de Spam juntamente com mais 1 milhão de outros emails. Em primeiro lugar, certifique-se de que os assinantes da sua lista querem receber suas campanhas. Nada de comprar listas com milhões de emails que são vendidas por aí. E, em cada email que você enviar, sempre coloque a opção de desinscrever no final de cada email. Os assinantes agradecem e você mantém sua lista enxuta somente com pessoas interessadas no assunto.

Passo 6: Monitore os resultados
O seu trabalho não termina quando você clica no botão de envio. Na verdade, boa parte do trabalho da campanha vem depois. Você precisa monitorar a taxa de abertura dos seus emails, taxa de cliques e taxa de conversão. Isso permitirá que você saiba se sua campanha está atingindo o resultado esperado e, caso não esteja, que você saiba exatamente onde está o problema. Outra coisa é responder aos emails de resposta dos clientes.

Passo 7: Planeje sua próxima campanha
Parabéns! Você enviou sua primeira campanha de email marketing, monitorou os resultados e já tem dados suficientes para melhorar e otimizar sua próxima campanha. O importante nessa etapa é testar muito e começar a entender cada vez melhor as preferências dos seus leitores. Qual melhor horário para envio da campanha, qual tipo de assunto de email que tem melhor taxa de abertura e principalmente os tipos de campanha que geram melhor conversão.

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