Caffeine – novo sistema de buscas do Google

10:20

A Google anunciou que irá implementar uma “arquitetura de nova geração”, chamada Caffeine, especialmente desenhada para usuários avançados, que melhorará seu sistema de buscas. Alguns desenvolvedores web foram convidados para testar a nova plataforma.

O objetivo do projeto é o “primeiro passo” de um processo que permitirá aprimorar o buscador em “tamanho, velocidade de indexação e precisão”, reduzindo o tempo entre novas publicações na internet e a página de resultados da busca. As novas implementações consistem em: rastrear maiores pedaços da web, computar índices de páginas de acordo com a reputação e fazer um ranking, e voltar nas páginas mais relevantes para consulta dos usuários.

A nova ferramenta Caffeine não é projetada para o usuário comum, que quase não notará diferenças nos resultados das buscas, mas os programadores e especialistas em buscas perceberão mudanças que facilitarão suas funções.

O engenheiro chefe do Google, Matt Cutts, criou uma séria básica de perguntas e respostas sobre o Caffeine, em inglês, que pode ser acessada pelo endereço www.mattcutts.com/blog/caffeine-update/.

Não é preciso ser especialista para testar a primeira versão da Caffeine. Acesse o site http://www2.sandbox.google.com, faça uma busca e tente detectar algum tipo de diferença na ferramenta.

Fontes: Terra e UOL