‘Boyz and Girlz du Net’, a série que faz piada das fotos de redes sociais

09:50

Na série “Boyz and Girlz du Net”, o fotógrafo francês Mathieu Grac retrata jovens tirando fotos de si mesmos para postar como imagens de perfil em redes sociais. O projeto começou em 2010 a partir da observação do fotógrafo das fotos de perfil e como a maioria parecia ter sido tirada pelas próprias pessoas retratadas. É curioso notar como as cenas vistas de fora parecem patéticas, enquanto essas fotos podem receber dezenas de curtidas em uma rede como o Facebook.

Os bastidores da foto produzida para redes sociais (Foto: Reprodução/ Mathieu Grac)

“Os autorretratos nos sites de relacionamento sempre me fascinaram. A maioria é parecida: cada pessoa, apesar de toda a sua individualidade, acaba se posicionando como todas as outras. Algumas poses podem até formar um certo modelo do gênero”, explica Mathieu em seu site. O fotógrafo começou a coletar imagens de perfil e a classificá-las. Então, ele resolveu produzir as fotografias da série baseado em padrões que se repetiam nas imagens que via na web. Para Mathieu, essas fotos de “bastidores” nos mostram que não há uma sedução nos autorretratos, mas uma reprodução de códigos de sedução.

O francês acredita que o projeto vai na contramão dos clichês. Ele reconstitui a prática do autorretrato no cotidiano dos adolescentes, na intimidade de seus quartos. Os artifícios são desconstruídos e as imagens apresentam a fragilidade de poses e atitudes forçadas.

Projeto mostra pessoas tirando fotos de si mesmas (Foto: Reprodução/ Mathieu Grac)

Rapaz fotografando a si mesmo para postar em rede social (Foto: Reprodução/ Mathieu Grac)

Garota coloca câmera em tripé para tirar foto de si mesma (Foto: Reprodução/ Mathieu Grac)

Rapaz tira foto com o celular (Foto: Reprodução/ Mathieu Grac)

Veja mais imagens da série “Boyz and Girlz du Net” de Mathieu Grac.

Vi no Techtudo