Assinantes móveis serão metade da base total de banda larga

09:45

O número global de assinantes de banda larga móvel se igualará ao total de usuários de serviços fixos de acesso à internet já em agosto de 2009. Nos próximos três anos, os clientes de banda larga móvel alcançarão 2/3 do total mundial de usuários de internet rápida, contra 1/3 dos clientes de banda larga fixa.

O mercado global deve encerrar 2009 com aproximadamente 800 milhões de assinantes de banda larga. Em 2011, serão mais de 1,4 bilhão de usuários e este crescimento será impulsionado pelo avanço da mobilidade, graças a maior flexibilidade que a banda larga oferece para o usuário, além de estar presente em regiões onde não há alternativa de conectividade à web pela rede fixa.

Entre 2008 e 2014, o mercado latino-americano ganhará novos 378 milhões de assinantes de banda larga, fixa e móvel. O Brasil responderá por 35% das adesões. A projeção indica que o mercado deverá crescer seis vezes no período.

A banda larga móvel ainda enfrenta desafios como ampliação da cobertura, dispositivos de acesso mais baratos e investimentos no núcleo da rede das operadoras, de forma a garantir velocidade para o usuário. As operadoras brasileiras devem oferecer subsídio de notebooks com tecnologia 3G embarcada.

Fonte: computerworld.com.br