A importância de se ter um site rápido

10:35

Imagine que você vá a uma loja e o vendedor pede para você esperar. Você espera 5, 10 minutos e nada de ser atendido. É muito provável que você desista de comprar naquela loja e vá para o concorrente. Com seu site é a mesma coisa, com a diferença que se seu site não carregar em questão de poucos segundos, o visitante vai desistir de entrar na sua página e vai para seu concorrente.

A vantagem de ter um site rápido não se resume aos clientes mais satisfeitos. Recentemente o Google também passou a avaliar a velocidade de carregamento dos sites como mais uma das métricas de ranqueamento. Ou seja, para aparecer bem posicionado no Google, você também precisa se preocupar em ter um site rápido.

Uma excelente ferramenta para você verificar a quantas anda seu site é o novo serviço que acabou de sair do Google Labs:

http://pagespeed.googlelabs.com/

Você deve estar pensando: “Ok, já sei que um site rápido é fundamental. Mas como faço para melhorar o desempenho e velocidade de carregamento do meu site?” Há algumas coisas que você deve ficar atento:

Fuja do Flash. Se seu programador ou designer sugerir um site em Flash, mude de designer imediatamente. Sites com Flash são desnecessariamente mais pesados.

Otimize as imagens. Prefira sempre os formatos *jpg e *gif. Se a qualidade for realmente importante, *png. Editores de imagem como o Photoshhop são ótimas ferramentas para isso.

Matenha o código limpo. Independente da linguagem utilizada para construir seu site, é importante que ele esteja limpo e sem erros. Para verificar se seu site apresenta algum erro, consulte o http://validator.w3.org/.

E para finalizar, certifique-se que não há erros na estrutura do seu site. Links quebrados, erros de conexão com banco de dados entre outros podem comprometer sua reputação com o visitante além de tornar seu site mais lento. Mantenha a casa arrumada e receba mais visitas com isso!