6 truques básicos do functions.php do WordPress

16:18

O functions.php é o arquivo de funções do seu tema. É nele que você habilita os menus, cria widgets e define uma série de configurações dos temas de WordPress. Essas são 6 pequenos truques que podemos usar nos projetos em WordPress.

Como tirar a barra de admin

Eu odeio aquela barra de administração que o WordPress coloca no site quando estamos logados. Eles atrapalham muitas vezes o desenvolvimento do projeto, por isso enquanto estou desenvolvendo, eu desabilito essa feature. Para fazer isso basta inserir uma linha no functions.php:

 add_filter('show_admin_bar', '__return_false');

Atualizando o WordPress sem necessidade de FTP

Com apenas um clique você consegue atualizar seu WordPress pela própria interface administrativa. Basta clicar um botão e pronto. Eu geralmente atualizo o WordPress localmente, comito via git e depois atualizo os arquivos no server.

Geralmente, por motivos de segurança, quando o WordPress é atualizado pela interface administrativa, ele pede as informações de FTP. Como não tenho FTP instalado nem no server, nem local, eu desabilito essa parte. Para isso, uso a linha abaixo:

 define('FS_METHOD','direct');

Definindo o tamanho padrão das imagens

Quando você sobe uma imagem no WordPress, por padrão ele salva algumas imagens em tamanhos específicos. Isso é bom porque você pode usar imagens menores quando necessário em vez de usar no tamanho original. Por isso é bom que você configure o tamanho das imagens geradas de acordo com o seu layout.

 if ( function_exists( 'add_theme_support' ) ) {add_theme_support( 'post-thumbnails' );set_post_thumbnail_size( 650, 250, true ); // Tamanho da largura das imagens.}

Adicionando EXCERPT nas páginas do WordPress

No WordPress há duas maneiras de cadastrar textos: usando páginas ou posts. Páginas contém textos mais estáticos, que vão mudar pouco. Os posts tem uma ordem cronológica, indicam novidades e etc. Os Excerpts são os resumos que fazem a introdução exclusivamente de posts. Mas as vezes, em alguns projetos, precisamos usar em Páginas também. Essa linha habilita o uso de excerpts em páginas:

add_post_type_support( 'page', 'excerpt' );

Retirando a metatag WordPress Generator

Geralmente o WordPress coloca uma metatag indicando que o site foi gerado com WordPress e também qual a versão do CMS.

<meta name="generator" content="WordPress 3.2.1">

Eu, particularmente, não preciso disso, bem como muitos sites por aí. Essa linha retira a metatag.

 remove_action('wp_head', 'wp_generator');

Inserindo a imagem de destaque para o FEED

No WordPress há como definir uma imagem de destaque para os posts. Essa imagem, por padrão, não é inserida quando os leitores lêem o post via feed. Para habilitar isso, basta inserir as linhas abaixo:

 add_filter('the_content_feed', 'rss_post_thumbnail');function rss_post_thumbnail($content) { global $post; if( has_post_thumbnail($post->ID) ) $content = ' ' . get_the_post_thumbnail($post->ID, 'thumbnail') . ' ' . $content; return $content;}

Via: Tableless


A Turbosite tem o prazo de divulgar conhecimento! Compartilhe e siga-nos, sempre as melhores notícias e novidades selecionadas para você.