5 etapas para impulsionar sua campanha de E-mail Marketing

Ótima ferramenta na construção da confiança da marca, além de eficiente na busca pelo crescimento das vendas e da taxa de conversão, o e-mail marketing se mantém como importante estratégia no mix de marketing digital.

Para maximizar as chances de sucesso de uma campanha de e-mail marketing, adotar uma visão estratégica é essencial. Pensando nisso, seguem cinco passos que podem lhe ajudar nesse processo.

1. Planejamento

Elabore um planejamento definindo cada etapa do processo, especificando o que e quando executar cada tarefa. Procure estabelecer, de forma clara, seus objetivos com sua campanha e a quem ela se destina. Definir o público-alvo é vital nessa etapa.

Feito isso, inicie a construção do seu mailing, seja através de filtros em uma lista existente ou por meio de captação de novos leads. De uma forma ou de outra, atente-se ao desejo desse usuário. É importante que ele tenha autorizado o recebimento de mensagens da sua empresa, diminuindo assim queixas de SPAM e melhorando a autoridade diante dos serviços de e-mail.

Gaste o tempo que for preciso. O sucesso da sua campanha depende diretamente do planejamento que você fizer. Nesse momento, caso já possua um mailing, aproveite para desenvolver uma segmentação com base em métricas que considere relevantes para seu objetivo.

2. Abordagem correta = Melhores resultados

Definir o tipo de campanha pode impactar, e muito, os resultados alcançados. Muito comum, a newsletter visa manter uma relação e um engajamento do seu público através de informativos de interesse do seu segmento. É importante preocupar-se com a qualidade do conteúdo utilizado para esse fim.

Se o objetivo for gerar vendas, uma campanha promocional pode servir ao seu objetivo. É importante lembrar que “promocional” não se restringe a divulgação de promoções. Utilize esse modelo para promover uma oferta, apresentar o lançamento de um produto, uma condição específica de compra e etc.. O segredo desse modelo está na segmentação. Comunique-se com seu público de forma mais individualizada possível, apresentando a ele produtos e ofertas que realmente sejam do interesse dele.

Outros tipos de campanha podem e devem ser utilizadas para mesclar suas ações, a fim de atingir cada parte do público no estágio correto em que ele se encontra no ciclo de conversão do seu negócio.

Veja esse assunto de forma mais detalhada no excelente artigo da Resultados Digitais, acesse.

3. Muito carinho com o “Assunto

O “Assunto” de e-mail em nossas caixas de entrada é determinante para decidirmos se vamos abri-lo, mandá-lo diretamente para a lixeira ou deixar que ele faça número na lista de e-mails não lidos para sempre.

Dedique uma parcela de tempo específica para a criação de um assunto que atraia a atenção e também chame o usuário a ação. Tenha cuidado com o tamanho, para garantir que ele será exibido em dispositivos móveis e evite o uso de palavras que funcionam como gatilhos para filtros anti-spam como: “Grátis”, “Compre Agora”, “Clique Aqui”, “Promoção” e afins.

Adote um tom amigável e personalizado com seu público. A maioria das ferramentas possibilita o uso de códigos que inserem nome, sobrenome, e-mail diretamente no assunto, de acordo com os dados cadastrados na captação do contato. Procure encontrar o equilíbrio entre precisão e criatividade.

 

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4. Spam: Reduza essa chance

Como visto no tópico anterior, sua ação pode influenciar se um e-mail irá ou não para o spam do seu destinatário. Além da atenção ao título, o envio aos finais de semana, por exemplo, aumenta a chance de alcançar o objetivo traçado.

Mesmo que os filtros anti-spam representem um grande obstáculo para suas estratégias de e-mail marketing, não coloque isso como um impeditivo para executar suas campanhas.

Para reduzir essa possibilidade, sempre utilize informações verdadeiras em seus cabeçalhos como, nomes e e-mails para resposta. É importante inserir um link que possibilite que o usuário cancele a inscrição para deixar de receber suas mensagens. É melhor um descadastramento do que uma queixa de spam aos servidores de e-mail.

Você pode saber um pouco mais sobre como funcionam os filtros anti-spam, nesse link.

5. Cumpra e mantenha-se presente

Lembre-se sempre: Ofereça a seus clientes aquilo que você prometeu em sua campanha de e-mail marketing. Imagine clicar em uma oferta válida recebida por e-mail e ao acessar a página de destino encontrar outro conteúdo? Não é nem um pouco agradável. Então não proporcione isso a seus clientes.

É importante também respeitar uma freqüência no envio de e-mails. Muitas mensagens incomodam, e muito, os usuários, despertando um desejo de descadastramento e/ou pior, uma queixa de spam. Não menos danoso, a infrequência também traz prejuízo. Uma vez que você não se faz presente, seu concorrente pode, e com certeza irá, ocupar essa lacuna.

Por último, mas não menos importante, responda prontamente todo cliente que responder a uma mensagem de e-mail marketing enviada. Você conseguira mostrar que sua empresa valoriza a comunicação com os clientes e se preocupa com o que eles têm a dizer, além de ser mais uma forma de individualizar o atendimento.

Contrariando previsões feitas no passado, o e-mail marketing se mantém como uma ferramenta útil no alcance de muitos clientes com ofertas, lançamentos e notícias da empresa. Trabalhe ostensivamente seu mailing, segmente o máximo possível, crie campanhas personalizadas e bem direcionadas. Não é garantia de sucesso para sua campanha, mas com certeza irá ajudar muito no caminho rumo a esse objetivo.

 

Postado originalmente aqui.


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