3 Regras básicas e fundamentais para empreendedores

09:47

Planejar uma nova empresa ou negócio é um processo constante, e que deve ser feito durante todas as etapas do projeto. Muitas vezes, durante este processo, surgem dúvidas, como se é este mesmo o caminho certo a seguir?

Muitas coisas devem ser levadas em consideração para responder esta pergunta, mas existem 3 regras resumidas, que nunca podem ser ignoradas! São regras que, a principio parecem ser óbvias, mas que muitas vezes são deixadas de lado pelos novos empreendedores. Vamos a elas:

1. O foco é o seu negócio, trabalhe para ele. Mas não perca o foco do seu mercado.

É normal que o empreendedor mergulhe tanto no seu negócio, que se esqueça do que se passa ao seu redor. Cuidado! Muitas vezes, há um mundo de possibilidades em outras direções, que não percebemos porque estamos olhando apenas para um ponto. Além disso, é necessário saber o que acontece no mercado em que você esta inserido, quais são seus concorrentes e o que eles estão fazendo. Por isso, certifique-se de que você está lidando e observando todos os aspectos de seu negócio, segmento e mercado.

2. Nunca misture movimentações pessoais e empresariais

Esta é a base para um negócio de sucesso. Nunca misture suas finanças pessoais com gastos empresariais, pois seu negócio depende muito de uma administração correta, especialmente quanto aos investimentos e retornos. Indica-se até que seja contratado um contador para cuidar, com sabedoria, das movimentações de caixa de sua empresa. Saber os números reais da sua empresa, sem qualquer fator que possa mascarar ou confundir os dados é ponto fundamental para saber como anda a saúde do seu negocio.

3. Guarde uma reserva bancária

Crises acontecem, e são imprevisíveis às vezes. É importante definir um limite para a quantidade mínima de dinheiro mantida no banco. É importante construir e manter essa reserva para permitir um gerenciamento seguro durante os meses magros ou os períodos de fluxo de caixa incerto. Ao notar a aproximação com esta reserva, seja disciplinado, analise a situação, corrija erros e gastos desnecessários e faça escolhas coerentes a este momento.

Pense nesses tópicos e analise bem sua realidade! Planeje e prepare seu e-commerce constantemente! Sucesso!